Saúde

Se você está gestante e tem tipo sanguíneo Rh negativo, preste atenção!

Se você está gestante e tem tipo sanguíneo Rh negativo, preste atenção! 

Quando a gestante tem tipagem sanguínea Rh negativa, é necessário tomar uma medicação chamada Rhogam. Mas, para que serve? Para que não haja incompatibilidade entre o sangue do feto e da mãe, levando a várias complicações que podem levar ao óbito fetal. 

Na primeira gestação, o feto não corre esse risco, pois a mãe nunca foi sensibilizada a não ser que, antes dessa gestação, a mãe já tenha tido um aborto. Mas é importante tomar a vacina para que a próxima gravidez não corra esse risco. Essa vacina é indicada para gestantes com Rh negativo, com exame de coombs indireto negativo e parceiro Rh positivo ou pai desconhecido. 

A aplicação deve ser feita de 28 a 32 semanas e após o parto, dependendo do tipo sanguíneo do bebê. Outra ocasião em que é necessário aplicar é quando a gestante tem algum sangramento durante a gravidez, quando recebe transfusão de sangue ou em caso de aborto. 

Na rede pública, você pode aplicar essa vacina, mesmo se fizer pré natal no convênio ou particular. É necessário levar: receita médica em (2) duas vias, contendo o nome completo da paciente, o tipo sanguíneo da mãe e do pai, idade gestacional, prescrição do princípio ativo do Rhogam (imunoglobulina Anti-D 300 mcg 01 ampola) e data e carimbo do médico do pré natal. Importante: cada posto de saúde tem o seu fluxo próprio. 

Alguns têm a vacina já disponível, outros precisam solicitá-la. Se você está gestante e precisará dessa vacina, procure a unidade básica de saúde mais próxima de você e se informe. 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.