Você Pergunta

Qual a diferença entre santuário e paróquia?

A dúvida é da Maria José, do bairro do Brooklin. A palavra paróquia tem um significado interessante. É uma palavra grega usada para designar vizinhança, um grupo de habitações. Na linguagem da Igreja, podemos entender como um grupo de habitações que cercam e que estão na vizinhança de uma igreja. Hoje, podemos entendê-la de uma forma mais bonita ainda, como uma comunidade de pessoas que moram vizinhas umas às outras, frequentam a mesma igreja perto de suas casas e ali celebram a sua fé. É por isso que as pessoas que querem mesmo viver intensamente sua fé olham a paróquia como a sua comunidade de fé. 
Um fenômeno curioso tem acontecido ultimamente. É que muitas famílias frequentam não a sua paróquia territorial, mas uma outra distante de sua casa. Nós costumamos chamar a isso de “paróquias afetivas.” É ali que os membros de uma família, embora vindos de longe, frequentam, celebram sua fé, participam das celebrações. O ideal é que todos frequentassem a paróquia onde residem. Há quem olhe com muito respeito, porém, a opção das pessoas de escolher onde querem viver sua fé. 
E o santuário? É uma igreja dedicada a uma devoção especial a Deus ou a algum santo e se torna, por isso mesmo, um local de peregrinação das pessoas. Aqui em nossa Arquidiocese há muitos santuários. Lembro o Santuário dedicado a São Judas Tadeu, no Jabaquara; outro dedicado a Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré e outro dedicado a Nossa Senhora Aparecida, no Ipiranga. No Brasil, há inúmeros santuários que atraem milhões de fiéis de todo o País, como é o caso, no interior de São Paulo, do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. 
Nem toda paróquia é um santuário, mas há algumas que são. É o caso do Santuário de São Judas Tadeu, em São Paulo. Além de santuário, também é uma paróquia que atende os fiéis que residem na vizinhança. 
Fique com Deus, minha irmã.

LEIA TAMBÉMHá relação entre o Agnus Dei e as relíquias dos santos?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.