Comportamento

Por que viver a Bíblia?

Talvez alguns se surpreendam, mas a Bíblia Sagrada continua sendo o livro mais vendido e também o mais lido no mundo, em todas as pesquisas dos últimos 50 anos. Traduzida para mais de três mil idiomas, e com quase 4 bilhões de livros vendidos, não há dúvida de que a Bíblia continua a ser o livro que não falta na casa da grande maioria das pessoas do mundo ocidental. Qual o segredo para que um livro que foi escrito há mais de 2 mil anos, sem atualizações de conteúdo, permaneça sendo tão procurado em todo o mundo? 

Ainda que muitos tenham sido os autores humanos – hagiógrafos – dos diferentes livros pertencentes ao Antigo e Novo Testamentos ao longo de mais de mil anos, não há dúvida de que a ela não pertence a autoria humana. A Bíblia é um livro de Revelação, ou seja, inspirado por Deus àqueles que Ele designou que escrevessem. Uma Revelação de Deus à humanidade, que compreende toda a história da Salvação, desde o princípio, com o relato da Criação no Gênesis, até o Apocalipse de São João, no seu término. Não deixa de ser interessante que, mesmo durante a vida terrena de Jesus Cristo, verdadeiro Deus entre nós, Ele nada escreveu, mas teve sua vida narrada posteriormente nos Evangelhos.

Não haveria outra forma, exceto pela Revelação divina, de se explicar como uma história de séculos, que trata de um povo escolhido do qual deveria sair o Salvador do mundo, pudesse ser tão ordenada, com profecias  – que se realizaram – tão distantes de seus acontecimentos. Disto resulta que a Bíblia tem apresentação e linguagem próprias e distintas. É um conhecimento que pode ser mais bem esclarecido, mas não atualizado segundo novas descobertas. E, no entanto, ele se faz sempre atual às realidades humanas em todas as épocas e lugares. Ler a Bíblia é encontrar-se e encontrar o homem em toda a sua plenitude diante Deus. 

Cabe perguntar: ocupo-me em ler a Bíblia com frequência? Ou será que ela é um livro esquecido na prateleira? Deixo que a Palavra de Deus me ensine a amar cada vez mais, por meio de uma relação pessoal com Ele? Estudo a Bíblia como fonte de conhecimento para o meu comportamento pessoal, e principalmente para aprofundar minha união espiritual com Deus? Tiro de suas inúmeras histórias, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, lições aplicáveis ao meu cotidiano, ainda que adaptadas às realidades presentes? Consigo perceber que nas releituras descubro reflexões que haviam passado totalmente despercebidas nas leituras anteriores? Será que considero seu conteúdo ultrapassado pela história científica, ou algo que reforça a minha fé? 

Essas indagações devem nos ocupar periodicamente. Não deixa de ser fantástico que um livro atravesse gerações e permaneça como referência, em linguagem simples e acessível, para todas as situações que envolvem acontecimentos cotidianos nos mais variados ambientes e circunstâncias; envolvendo desde fatos familiares corriqueiros até comportamentos de governos, passando pelos sentimentos e relações entre o homem e a mulher, planejamentos estratégicos e a busca pelo sentido da vida nas suas questões existenciais. 

Numa linguagem utilitarista, a Bíblia parece se constituir em um “manual”, para que o ser humano saiba como deve “funcionar”, para que obtenha seu melhor “rendimento”. Manual porque fala da nossa constituição e finalidades. Como funcionar porque o seu Criador conhece cada uma de suas peças e reações diante das situações. O melhor rendimento está em se tornar uma pessoa feliz pelo Amor. Essa analogia muito pobre, que faz da pessoa uma máquina, talvez nos ajude a compreender que não somos frutos do acaso num processo que está numa evolução caótica sem encontrar um sentido de vida. Tudo faz sentido quando passamos a buscar conhecer e viver cada vez melhor a leitura das Sagradas Escrituras. 

Neste mês de setembro, em que a Igreja prioriza o tema da Bíblia, é uma excelente oportunidade aos que ainda não leem as Escrituras de passar a lê-las, e aos que leem continuar perseverando na leitura. Cursos de orientação encontram-se nas paróquias. Assim, os seus minutos diários de intimidade de vida com Deus, que lhe falam nas páginas da Bíblia, serão propulsores para que o seu comportamento se aproxime, com fé e esperança, cada dia mais dos caminhos que o Senhor deixou para a nossa felicidade. 

LEIA TAMBÉMSobre a importância da ‘vontade externa’ no começo da vida

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.