Você Pergunta

O Pentecostes não aconteceu no Velho Testamento?

A Maria Alba, do bairro da Consolação, quer saber por que o Pentecostes não aconteceu no Velho Testamento. 

Eita perguntinha boa que você fez, Maria Alba. Você vai passar a compreender o significado da festa de Pentecostes do Antigo Testamento, do povo de Israel; e da festa de Pentecostes do Novo Testamento, da Igreja, o novo povo de Deus. 

O Pentecostes judaico era celebrado 50 dias após a Páscoa, e tinha relação com a festa da colheita. Os judeus comemoram a entrega dos Dez Mandamentos por Deus a Moisés no Monte Sinai, 50 dias após o Êxodo. 

Foi num Pentecostes, também 50 dias após a Ressurreição de Jesus, logo após a sua ascensão ao céu, que Ele cumpriu a promessa e enviou o Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora reunidos no cenáculo. E você conhece a história. Está lá no livro dos Atos dos Apóstolos. Os apóstolos e Nossa Senhora estavam reunidos no cenáculo, a portas fechadas por medo dos judeus. E vem o Espírito Santo e se distribui em línguas de fogo sobre a cabeça deles. A língua é instrumento de comunicação, não é? E uma ventania arrebenta as portas, eles saem e anunciam Jesus.

São Lucas conta que Pedro falou à multidão naquele dia e 3 mil pessoas já aceitaram Jesus. Por isso, o dia de Pentecostes para nós é o dia da fundação oficial da Igreja. Deus a abençoe, Maria Alba.
 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.