Encontro com o Pastor

O Espírito Santo age

Na celebração de Pentecostes, recordamos especialmente a ação do Espírito Santo na nossa vida e na vida da Igreja. Embora Ele conte com a nossa participação, sua ação vai muito além daquilo que nós realizamos por nossas iniciativas e planejamentos. A Igreja é animada e conduzida pelo Divino Espírito Santo, com sua ação suave e eficaz.

A ação do Espírito Santo é revelada, de maneira especial, no Novo Testamento. O Espírito Santo vem sobre Maria e ela se torna grávida do Filho de Deus, que por ela se faz humano e assume a nossa carne (cf. Lc 1,35). O texto faz pensar na criação do mundo: o Espírito de Deus está sobre a face do caos e, pelo “sopro divino” que simboliza a ação do ação do Espírito Santo, todas as coisas são criadas (cf. Gn 1,2). Na Anunciação, tem início uma nova criação: “e renovareis a face da terra!”

É o Espírito Santo que, no Batismo no Jordão, conduz Jesus para iniciar sua missão pública (cf. Mt 4,1; Mc 1,12; Lc 4,1.18). As obras de Jesus são realizadas pela força do Espírito Santo, que está com Ele, e também age em João Batista, que está cheio do Espírito Santo desde antes do nascimento (cf. Lc 1,15). Mas é prometido também aos discípulos, como mestre interior e guia no cumprimento da sua missão: “Ele vos ensinará o que deveis dizer” (Lc 12,12).

O Evangelho de São João destaca, de maneira especial, a ação do Espírito Santo, que faz “nascer de novo”, “nascer do alto”, realiza a nova criação e conduz o discípulo na vida nova (cf. 3,5-6). Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber porque escolhe viver no erro; é mestre da verdade, que ensina os discípulos (cf. 14,17; 16,13). É o paráclito, o consolador, o divino companheiro, que estará sempre com os discípulos, para eles não sentirem a falta de Jesus (cf. 15,26; 16,13). Os discípulos recebem a força do Espírito Santo, após a Ressurreição, para realizar com eficácia a sua missão, em nome de Jesus (cf. 20,22). O Espírito testemunha a verdade no coração dos discípulos (cf. 1Jo 5,6).

São numerosas as passagens dos Atos dos Apóstolos e das Cartas Apostólicas que mostram a ação do Espírito Santo nos discípulos e nas comunidades da Igreja. Pedro, cheio do Espírito Santo e de coragem, anuncia o Evangelho no dia de Pentecostes (cf. At 4,8). Também os outros discípulos pregam o Evangelho, cheios do Espírito Santo e de sabedoria (cf. At 4,31; 6,3; 10,44; 11,15). Pela força do Espírito Santo, as pessoas acolhem o Evangelho e o testemunho dos Apóstolos e se convertem, recebendo o Batismo (cf. At 4,31). O Espírito Santo faz discernir sobre as decisões a tomar (cf. At 10,19; 13,2; 16,6-7).

São Paulo refere-se ao Espírito Santo como aquele que realiza a obra de Deus no coração dos fiéis (cf. Rm 5,5; 8,2.6), dá eficácia à pregação do Evangelho, move os corações, assiste na fraqueza, intercede (cf. Rm 8,26), guia (cf. 8,14), dá testemunho em nosso interior (cf. 8,16), vivificará nossos corpos mortais (cf. Rm 8,11); dá testemunho de que somos filhos e herdeiros de Deus (cf. Rm 8,17); dá alegria (cf. 14,17) e esperança (cf. 15,13); faz conhecer os segredos de Deus (cf. 1Cor 2,10-12). É o Espírito que faz o discípulo ser templo de Deus (cf. 1Cor 3,16; 6,19; Ef 2,22), que dá unidade ao corpo de Cristo, a Igreja (cf. 1Cor 12,13); ajuda a viver a vida do homem novo, não mais dominado pelas paixões e vícios (cf. Gl 3,2; 5,16-17.22.25; 6,8). É pelo Espírito Santo que temos acesso a Deus Pai e recebemos a condição filial (cf. Ef 2,18).

A celebração de Pentecostes, a cada ano, é ocasião para aprofundarmos nossa fé e confiança na ação do Espírito Santo em nós e na Igreja. Em nosso sínodo arquidiocesano, invocamos, de maneira especial, a ação do Espírito vivificante e animador da Igreja. Ele “renova a face da terra” e, especialmente, a vida da Igreja, “esposa do Espírito Santo”. Ele fez tornar à vida os ossos secos espalhados pelo campo (cf. Ez 37) e transforma corações de pedra em corações de carne (cf. Ez 11,19; 36,26). Ele também dará vitalidade nova à Igreja em São Paulo.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo
Publicado em O SÃO PAULO, na edição de 05/05/2019

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.