Sínodo Arquidiocesano

Juntos, caminhamos! Juntos, damos graças a Deus!

Louvamos a Deus pelo espírito alegre e de empenho eclesial-missionário dos párocos, das comunidades paroquiais, das Comissões Paroquiais do sínodo e de todos os que se envolveram e colaboraram na realização do sínodo arquidiocesano de São Paulo, na sua primeira etapa em 2018. 

As comunidades paroquiais, neste primeiro momento do sínodo arquidiocesano, foram interpeladas a “olhar-se no espelho”, a colocar-se “à escuta daquilo que o Espírito Santo diz à Igreja” no momento atual. 

E o sínodo, assim, foi acontecendo, ao longo do ano: 1) com os grupos paroquiais que fizeram oito encontros, (a abertura, seguida de sete encontros) pelos quais, iluminados pela Palavra de Deus, buscaram ver, refletir, discernir e propor sobre a realidade religiosa, pastoral e missionária da paróquia; 2) com o grupo dos pesquisadores que realizou a pesquisa de campo, cujos resultados são de grande importância, pois indicam o campo de missão e a urgência de uma renovação pastoral em chave missionária que devemos assumir; 3) com os párocos que realizaram o levantamento específico das atividades e organizações das paróquias. 

O ponto culminante dessa primeira etapa do sínodo arquidiocesano foi a realização das assembleias paroquiais, e, delas, colheremos os primeiros frutos deste “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”. 

Mas o sínodo não termina no âmbito paroquial! Ele continua em maior intensidade no ano de 2019, com a preparação e realização do “Outubro Missionário extraordinário” anunciado pelo Papa Francisco. 

Por outro lado, o que podemos concluir sobre essa primeira etapa do sínodo arquidiocesano de São Paulo? 

Sem dúvidas, temos muito a dar graças a Deus, pois as comunidades paroquiais, as pastorais em geral, as organizações eclesiais começaram a se mobilizar, a se “olhar no espelho” e, com serenidade, agradeceram por tudo o que já fazem e começaram a perceber a necessidade de um maior comprometimento em se lançar ousadamente em missão evangelizadora na cidade, para que a Igreja em São Paulo seja autêntica “Igreja em saída”. 

O sínodo arquidiocesano abriu, assim, um caminho de grande vivacidade na Igreja em São Paulo, um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”. Caminho que descortina novos tempos para toda a Igreja na cidade. Esse “caminho” é um verdadeiro canto de esperança para a própria cidade, pois juntos, como Igreja do Senhor, levaremos, com ardor missionário, a Boa-Notícia do Evangelho de Jesus Cristo a todas as periferias existenciais e geográficas desta imensa cidade de São Paulo.

Por fim, pedimos que o Espírito Santo ilumine a todos nós no prosseguimento do sínodo em 2019, que terá como ponto culminante a Assembleia nas Regiões Episcopais, que se realizará em quatro sessões.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano
 

LEIA TAMBÉM: Viver intensamente a ‘sinodalidade’ na vida e na missão da Igreja!
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.