Liturgia e Vida

Governantes também pertencem a Deus

Nas leituras anteriores de São Mateus, vimos uma série de ataques, bem dirigidos e bem definidos, de Jesus contra os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo. Eram eles as autoridades religiosas do povo de Israel. Jesus se dirigiu a eles com as parábolas dos dois filhos, dos vinhateiros homicidas, do banquete nupcial, dizendo-lhes claramente que o Reino de Deus lhes seria tirado e dado a um povo que produzisse bons frutos. Aparecem agora os fariseus, que se reúnem em conselho “para apanhar Jesus em alguma palavra”. Preparam discípulos e os enviam para questionar Jesus, juntamente “com alguns do partido de Herodes”. Fariseus e herodianos não se davam. Os fariseus não aceitavam o governo de Herodes; no entanto, aqui se unem, pois encontraram um adversário comum, Jesus Cristo. Jesus os assustava, porque estava sempre cercado de muita gente. Os discípulos dos fariseus com os herodianos foram encarregados de colocar Jesus em má situação. Começaram com uma afirmação hipócrita. Chamam Jesus de “Mestre”, reconhecendo que Ele tem alguma coisa a ensinar, mas que eles não querem aprender. Vem depois um grande elogio: “Jesus é verdadeiro, ensina o caminho de Deus. Não se deixas influenciar pela opinião dos outros, não julga um homem pelas aparências”. Tudo o que estão dizendo é verdade, mas não estão interessados na verdade que estão dizendo. Vem, então, a pergunta capciosa, que porá Jesus em dificuldade. Qual foi a pergunta?

Esta foi a pergunta: “É lícito ou não pagar imposto a César”. A expressão ‘é lícito’ tem o significado moral religioso de um ato que ofende a Deus. Diga Jesus “sim, é lícito” e todos os judeus se levantarão contra ele. Diga “não” e os romanos o prenderão como um revoltoso. Jesus pede uma moeda do imposto e pergunta: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda? ” “De César”, responderam.  “Então, se é de César, o que vocês estão fazendo com ela? Devolvam a César o que é dele”. Jesus não responde se é lícito ou não. Ele manda “devolver” a moeda ao seu proprietário. O que faz um judeu com uma moeda romana, que tem desenhos humanos, no recinto do Templo, o que era proibido? Jesus vai adiante: “Devolvam o que é de César a César e o que é de Deus a Deus”. O que não é de Deus? Até mesmo os governantes pertencem a Deus, como mostra o profeta Isaías na primeira leitura, referindo-se ao rei Ciro da Pérsia. César prestará contas a Deus do que fez com a moeda que era sua. Também fariseus e herodianos terão de explicar por que tinham no bolso a moeda com a efígie do imperador. 
Herique 

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