Saúde

Febre amarela: é o mosquito que transmite a doença e não o macaco

A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum em áreas da África e da América do Sul. Ao contrário do que muita gente pensa, não é o macaco que transmite a doença e sim um mosquito, que usa o macaco como hospedeiro para infectar as pessoas não vacinadas, principalmente as que moram em área de mata. 

A vacinação está disponível em postos de saúde de todo o País e é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença. Uma dose apenas garante imunidade por toda a vida. 

A vacinação é recomendada antes da viagem para determinadas áreas. Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais, que podem ser fatais. Também é comum delírio, além de pele e olhos amarelados ou sangramento. 

Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações. Importante: nem todo posto de saúde tem a vacina para a febre amarela. Vá até o posto mais próximo, pois lá saberão orientar em qual unidade você deve se vacinar. 

(Com informações do Hospital Albert Einstein e do Ministério da Saúde) 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.