Cultura

Encontro sobre Tolkien

A obra de John Ronald Reuel Tolkien, ou J. R. R. Tolkien, – autor dos livros “O Senhor dos Anéis” e “Silmarillion”– tornou-se muito conhecida quando chegou aos cinemas, em 2001. 

Tolkien nasceu em 1892, na África do Sul, filho de ingleses. Sua família retornou à Inglaterra quando ainda era criança. Ele foi professor de língua e literatura Inglesa na Universidade de Oxford. Tornou-se grande conhecedor de mitologia e se propôs a tarefa de recriar uma para o homem moderno. 

Mabel Suffield, que se casaria com Arthur Reuel Tolkien para se tornar a mãe do escritor, era protestante, e se converteu ao catolicismo, sendo por isso rejeitada por sua família. J. R. R. Tolkien tornou-se um escritor profundamente católico – teve quatro filhos, dos quais o mais velho foi sacerdote – e quis que seus livros refletissem de algum modo a sua fé. Em uma carta ao seu amigo, o Padre Robert Murray, Tolkien afirmou: “‘O Senhor dos Anéis’ obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão”.

Está sendo organizado um encontro sobre o escritor pela equipe do canal de Youtube Tolkien Talk . Além de poderem se conhecer, trocar ideias e brindar junto com o pessoal da equipe do canal, os fãs do autor britânico J.R.R. Tolkien poderão participar de uma mesa-redonda com o tema “Por que gostamos tanto da obra de Tolkien?”, que contará com as presenças dos tolkienistas Sérgio Ramos e Cesar Machado, fundadores e apresentadores do canal, dos tradutores brasileiros da obra do criador da Terra-média, Ronald Kyrmse e Reinaldo José Lopes, e de Samuel Coto, o editor da HarperCollins Brasil responsável pelas publicações do professor de Oxford. A mesa será mediada por Alexandre Azevedo, designer de obras de Tolkien no Brasil e membro da equipe do Tolkien Talk. 

O encontro será no Paradiso Bar e Cucina (Rua Apeninos, 747, próximo ao metrô Paraíso), no domingo, 11 de agosto, a partir das 18h. Para comprar um convite e para mais informações, acesse: facebook
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.