Você Pergunta

É verdade que existe mesmo possessão diabólica?

“Padre, eu vejo na televisão pastores fazendo exorcismos. Sei até de padres católicos que fazem exorcismos. Padre, a possessão diabólica existe mesmo?” A pergunta é da Valéria, de Pinheiros. 

Existe sim, Valéria. Se não existisse, a Igreja não teria em sua prática pastoral os exorcismos. A Igreja, nesse sentido, está imitando a prática de Jesus que tantas vezes expulsou demônios das pessoas. 

Mas é preciso que fique bem claro que é não é comum acontecer a possessão diabólica. Muitos fenômenos que acontecem por aí, alguns deles mostrados na televisão, não passam de encenações grosseiras ou não passam de uma cumplicidade entre quem faz o exorcismo e a pessoa que é mostrada como possessa. O “possesso do demônio” – entre aspas - age induzido pelo exorcista, se comporta como ele quer e responde o que ele sugere. 

Eu penso que o demônio age no mundo, age na vida das pessoas, age em nossas comunidades. Mas que ninguém pense no demônio como é mostrado pela arte sacra: feio, rosto distorcido, com chifres e rabo... É melhor pensar nas suas ações. Nesse sentido, podemos falar do demônio do egoísmo, do de
mônio da falta de fé, do demônio da concupiscência, do demônio da discórdia. Que o Senhor exorcize nossas vidas e nossas comunidades desses demônios todos. 

Que Deus abençoe você e sua família, Valéria!
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.