Você Pergunta

É pecado apostar na loteria?

A pergunta de hoje é sobre loteria. O André Reis, de Mogi das Cruzes (SP), quer saber se é pecado apostar na loteria. 

O grande problema da loteria, André, é ser um jogo de azar, em que pouquíssimos ganham e a imensa maioria perde. Além disso, todo jogo de azar acaba por levar a pessoa a uma compulsão. Quanto mais se perde, mais se quer recuperar o que perdeu. Quanto 
mais se ganha, mais se quer ganhar. 

A loteria, ou qualquer espécie de jogo, pode levar a pessoa a uma doença terrível, como a droga e o álcool. Quantas fortunas perdidas em jogo! Quantas famílias afundadas em dívidas, por um pai, uma mãe ou um filho jogador. Quanto sofrimento, quanta escravidão. Infelizmente, nosso Brasil se tornou o país da loteria. E são muitos os que não entendem que a melhor maneira de se ganhar dinheiro é trabalhando. No jogo, seja ele qual for, para alguém ganhar é preciso que muitos percam.

Naturalmente, o tentar a sorte vez ou outra não vai prejudicar ninguém. Que fiquemos espertos, entretanto. Ter sempre presente o risco de esbanjar loucamente o que temos, na ânsia de ter mais do que se tem ou de se enriquecer de uma hora para outra.

Pecado? Sim, e pecado grave, quando nos deixamos levar pela ambição desmedida, quando negamos aos filhos o necessário para que vivam com dignidade por conta do jogo, seja ele qual for. Deus nos livre dessa doença ou escravidão.

 

LEIA TAMBÉM: O que é a ação de graças após a comunhão?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.