Você Pergunta

É importante rezar o Terço? Não é contra a Bíblia?

“Eu sou católico, mas uma pergunta que não quer calar é sobre a reza do Terço. É uma repetição monótona do Pai-nosso e Ave-Maria. Jesus nos pede para não multiplicar palavras, como os pagãos. Estou confuso com isso. Por favor, peço que alguém que tenha bastante conhecimento me explique.”

José Roberto, eu, pessoalmente, entendo a oração do Rosário, ou do Terço, como uma oração bíblica em todos os sentidos que pudermos imaginar e uma oração que permite a todos obedecer à ordem do Cristo de orar sempre: “Peçam e receberão, batam e a porta lhes será aberta, procurem e encontrarão”. É uma oração bíblica porque obedece ao mandato da oração. É uma oração bíblica porque as preces que fazemos são bíblicas. É uma oração bíblica porque mergulhamos no mistério de nossa salvação, realizada por Cristo, com Cristo e em Cristo. Nos mistérios de alegria, de luz, de dor e de glória, contemplamos a história de amor de Deus pela humanidade. 

A oração do Terço, José Roberto, foi criada para ser a Bíblia dos pobres. Ler e orar pela Sagrada Escritura na Idade Média era privilégio dos monges nos mosteiros, dos sábios, dos que tinha acesso à escrita e à leitura. Foi assim que, certamente, para favorecer a oração dos pobres, trocaram-se os 150 salmos do Ofício Divino pelas 150 Ave-Marias do Terço. Nos 15 mistérios contemplados enquanto se desfiam as contas do Terço com as Ave-Marias, o mistério do Amor de Deus pela humanidade vai sendo proclamado aos poucos, em cada dezena do Terço.

Para ficar mais profundo ainda e evangelizador o desfiar as contas do Terço, São João Paulo II acrescentou os mistérios de luz, em que Jesus inicia sua missão, proclama a chegada do Reino de Deus, se transfigura diante dos apóstolos e institui sua perpétua presença entre nós no Sacramento da Eucaristia.

Jesus, José Roberto, nos pede e ensina a oração constante, insistente, confiante. Não tenhamos medo de importunar a Deus com nossas preces. Embora Deus saiba de nossas necessidades, a oração, inclusive a belíssima oração do Terço, nos aproxima d’Ele e nos faz sentir sua ação em nossa vida pela intercessão de Maria. Pense nisso.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.