Saúde

Dor abdominal, vômito e febre? Pode ser apendicite

A apendicite é uma inflamação do apêndice, que se localiza no lado direito do abdômen. É uma doença que deve ser diagnosticada com rapidez, pois pode supurar, deixando que o pus se espalhe pelo abdômen, causando peritonite, que é uma emergência cirúrgica, caracterizada por intensa dor abdominal.

Geralmente, começa com uma dor perto do umbigo ou no estômago, que se irradia para o lado direito do quadril, acompanhada de náuseas, vômitos, falta de apetite, febre e calafrios. Pode também causar dor na perna direita, principalmente ao caminhar ou saltar. A dor começa de forma leve e vai se intensificando com o passar das horas.

O diagnóstico é feito por meio do exame físico com auxílio de exames de imagem e laboratorial. O tratamento é sempre cirúrgico e com antibióticos.

É importante saber que só temos um apêndice, portanto, só se opera uma vez. Sua retirada não prejudica o funcionamento do corpo, já que não tem uma função especifica.

Essa doença é um problema agudo, que evolui em horas. Portanto, se você tiver esses sintomas e suspeitar de apendicite, procure uma avaliação médica o mais rápido possível para que não haja complicações, realizando, assim, a cirurgia com o mínimo de dano possível.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.