Saúde

Doe sangue hoje, você pode precisar amanhã!

Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia em que a transfusão seja absolutamente indispensável. E, nesses casos, há que se contar com a solidariedade humana, pois não há nenhum substituto para o sangue.

Para doar sangue é necessário: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); e apresentar documento original com foto recente.

Existem situações temporárias em que não se pode doar, como: resfriado (aguardar sete dias após cessar sintomas); gravidez, pós-parto (90 dias após parto normal e 180 dias após cesárea); amamentação; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem e maquiagem definitiva realizadas nos últimos 12 meses; e para as pessoas que estiveram nos estados onde há alta prevalência de malária, é preciso aguardar 12 meses.

Outras situações são definitivas, como: hepatite após os 11 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue – Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV e doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis; e malária.

Após a doação, você deverá seguir as seguintes orientações: permanecer no banco de sangue por mais 15 minutos para evitar que se sinta mal com a doação; manter o curativo por pelo menos quatro horas; não ingerir bebidas alcoólicas; não fumar por duas horas; evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; beber bastante líquido; se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Na ocorrência de febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa até sete dias após a doação, comunique imediatamente o Banco de Sangue. Existem mitos sobre a doação, como: doar sangue engrossa ou afina o sangue; e doando sangue você ganha ou perde peso. Ademais, a doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas, portanto, você não corre risco de contrair AIDS ou Hepatite com a doação de sangue. Doe sangue e salve vidas!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.