Saúde

Dieta em 2020 – Este ano vai

Após as festas de fim e início de ano, muitas pessoas buscam algum tipo de estratégia para diminuir o peso conquistado nesse período, ou, com o propósito de adquirir novos hábitos, dedicam-se a mudar a sua rotina alimentar de alguma forma. É nesse período que a motivação para cuidar da saúde de forma geral parece estar mais presente. Mas por que será que muitas pessoas se motivam a mudar a rotina alimentar ou estilo de vida e desistem antes da conclusão do ano?

Existem alguns erros comuns que podem atrapalhar o cumprimento do desejo da mudança, especialmente se tratando do assunto alimentação e corpo. Confira alguns deles e como contorná-los:

1 Criar expectativas de grandes mudanças em curto espaço de tempo – Não se muda uma dieta desregrada por anos em algumas semanas. Hábitos são construídos de forma gradativa e com reforço para implementar as novas ações.

2 Não criar metas atingíveis e que sejam cumpridas a curto, médio e longo prazo – Se você cria metas atingíveis em curto prazo, você se motiva pela conquista e caminha para a próxima meta que logo estará em longo prazo. Considere suas conquistas em cada etapa, ou seja, um passo de cada vez.

3 Basear-se apenas no peso da balança – O nosso peso não varia apenas quando perdemos ou ganhamos gordura. Ele também oscila de acordo com o que comemos no dia ou com o quanto ingerimos de líquido. Já o emagrecimento se baseia na redução da massa gorda e no aumento da massa magra. Uma pessoa que aumenta sua massa magra pode ter aumento de peso e nem por isso ela está engordando. Logo, não é sempre que podemos afirmar que, quando perdemos peso, emagrecemos e, quando ganhamos, engordamos. Evite se pesar todos os dias. Crie metas semanais e se pese uma vez por semana.

4 Restringir alimentos que são muito habituais – Você não conseguirá se manter por muito tempo em restrição e isso pode gerar um efeito de compulsão pelos alimentos restringidos. Comece reduzindo a frequência de consumo e/ou quantidade.

5 Cortar carboidratos da dieta – O carboidrato é o macronutriente que fornece energia importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Além disso, é nos alimentos fontes de carboidratos que conseguimos um bom aporte de fibras. Com sua restrição, o intestino irá sofrer com constipações ou mal funcionamento. Outro ponto importante é que, quando você consome menos carboidratos, suas reservas de energia no músculo diminuem e a água que estava presente na musculatura também. É isso o que explica o peso na balança diminuir tão rapidamente, pois é peso em líquido. Logo, assim que você retoma o consumo habitual dos carboidratos, a reserva energética no músculo também é retomada, e o peso é recuperado.

6 Seguir dietas da moda – A estratégia para sua mudança não é como uma receita de bolo. É fundamental respeitar sua individualidade. Procure um profissional para receber orientações.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.