Saúde

Depressão não é frescura, é doença séria!

Muitos pacientes relutam em aceitar que estão com depressão, dizendo que é frescura, que significa fragilidade, principalmente porque os familiares não aceitariam. Tenho vários pacientes que tomam antidepressivos escondidos de seus filhos, maridos ou pais, pela falta de compreensão.

A pessoa com depressão, no início fica triste, desanimada, chorosa e aos poucos vai perdendo o apetite. A memória começa a “falhar”, aparece a insônia e o indivíduo se isola. Já não tem cuidados com a aparência, e a higiene pessoal passa a ser secundária. Existem várias causas de depressão, mas o problema é que somos criados para sermos fortes, para ganhar sempre, para não chorar, para não errar. Não somos preparados a enfrentar as frustrações e, assim, esgotamos nossa mente ao tentarmos sermos “perfeitamente corretos” e não nos permitimos adoecer, muito menos por uma doença tão abstrata quanto a depressão.

O problema é que essa doença “abstrata” causa importantes sintomas, a partir dos quais muitas pessoas chegam a tirar a própria vida por acharem que já não faz mais sentido viver. Tudo isso na pessoa idosa é pior ainda, pois os familiares demoram a prestar atenção que o vovô ou a vovó estão quietos ou que não estão comendo ou dormindo bem. O idoso, além de ter diminuição dos hormônios, que piora a depressão, passa por reflexões do que fez durante a vida e, se não tiver suporte familiar, desenvolve a depressão. Muitos não querem tomar medicamento porque acham que vicia, o que é um mito.

O tratamento para depressão, se bem empreendido, tem começo, meio e fim. Não interrompa o tratamento sem falar com seu médico, muito menos quando você estiver bem. Muitos abandonam o tratamento porque estavam tão mal que uma discreta melhora parece ser o suficiente. Errado. O médico é que vai dizer quando parar. É muito importante ter acompanhamento psicológico e psiquiátrico, pois, com o tratamento certo, o paciente volta a ter qualidade de vida, volta a conseguir viver a sua vida que, muitas vezes, é paralisada pela depressão. Não relute em procurar ajuda.

Depressão é uma doença séria, que precisa de tratamento e de muita compreensão dos familiares. Preste atenção aos que estão a sua volta. Isso pode fazer toda a diferença.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.