Você Pergunta

Como se situa a Quaresma no tempo litúrgico?

Essa é uma boa pergunta que me é feita com frequência. Para respondê-la, precisamos antes entender que durante o ano litúrgico, celebramos o mistério de Cristo. Começamos com o tempo do Advento, em que fazemos nossos os anseios do povo de Israel, que sempre sonhou com a vinda de um Salvador. “Vem, Senhor, vem nos salvar”, clamamos com ardor no tempo do Advento. Logo em seguida, vem o tempo do Natal, em que a promessa do Salvador se cumpre, e nós acolhemos o Cristo que vem a nós na pobreza do presépio, nos braços de José e Maria. É um tempo de muita alegria para o povo de Deus.

Depois, há a comemoração da Epifania do Senhor. Jesus se manifestou aos judeus pastores, depois a toda a humanidade representada pelos magos do Oriente, em seguida nos é apresentado pelo Pai no seu batismo no Rio Jordão.

Poucos domingos após a Epifania do Senhor, iniciamos a Quaresma, a grande preparação para a Páscoa. Estamos vivendo este tempo tão profundo. Durante 40 dias, vamos nos preparando espiritualmente para celebrar a mais importante festa do calendário cristão: a Páscoa de Jesus. No Natal, nasceunos Jesus. Na Páscoa, entendemos o significado profundo da passagem de Jesus da morte para a vida e entendemos que a Páscoa de Jesus é também a nossa Páscoa.

Jesus, no tempo da Páscoa, caminha conosco, mostra-Se a nós vivo e ressuscitado. Vem depois a sua ascensão ao céu e o envio do Espírito Santo sobre os apóstolos para que eles se tornem testemunhas de Cristo e de seu Evangelho.

 

LEIA TAMBÉM: Tempo quaresmal e Campanha da Fraternidade

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.