Você Pergunta

Catequista me desaconselha a adotar uma criança. Mudo de paróquia?

“Olá padre! Me chamo Daniel. Eu e minha esposa temos a intenção de adotar uma criança pelos meios legais, mas um catequista amigo de longa data está me desencorajando da ideia, dizendo que sou louco e que filho adotivo não salva casamento. Como eles são pessoas influentes na comunidade, seria melhor eu frequentar outra paróquia onde eu e minha família não somos conhecidos? Pois não me sinto confortável em frequentar a Paróquia em que participei os 30 primeiros anos de minha vida”.

Daniel, nenhum filho, adotivo ou não, salva casamento. O que salva o casamento é o amor, o respeito, a fidelidade, o desejo de cada um dos cônjuges serem felizes. Se existem casais que pensam que gerando um filho ou adotando um filho vão resolver seus problemas conjugais, tirem o cavalo da chuva. Os filhos vindos apenas para resolver problemas acabarão por sofrerem e aumentarão os problemas.

Agora, que um filho completa a vida de um casal que se ama, isso completa mesmo. Não há quem não se sinta feliz de ter participado do poder criador de Deus e não sinta a alegria de seu amor ter frutificado nos filhos.

Sobre o que disse essa pessoa da comunidade, eu quero comentar o seguinte: É claro que um filho, adotado ou não, não conserta um casamento. Mas, um casal que se ama e vive em plena harmonia pode salvar uma criança do abandono, gerando essa criança no coração, dando-lhe uma família. E isso é maravilhoso.

Para terminar, eu quero dizer a você que não é o caso de você abandonar sua comunidade por alguém dela ter causado constrangimento a vocês. Fiquem na comunidade, você e sua esposa, e testemunhem para todos a imensa capacidade de viver a alegria da paternidade e da maternidade, adotando uma criança e oferecendo-lhe amor e proteção num lar feliz.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.