Saúde

Casa segura: pequenas modificações causam grande impacto para os idosos

A expressão casa segura é um conceito de moradia para os idosos, em que se oferece ambientação adequada e conforto a fim de evitar acidentes. Uma vez que a maioria dos acidentes com pessoas idosas ocorre dentro de suas próprias casas, é preciso considerar que mesmo os menos graves podem comprometer o estado de saúde dos idosos, já que eles possuem menor capacidade de recuperação de lesões do que os indivíduos jovens.

Entre as pessoas com 60 anos de idade ou mais, aproximadamente 30% já caíram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Desses acidentes, 75% aconteceram dentro de casa, à noite e no trajeto entre o quarto e banheiro. As quedas estão associadas a fraturas, a pacientes acamados, redução da capacidade funcional e aumento da mortalidade.

Algumas medidas podem ser tomadas para adaptar o ambiente e deixá-lo mais seguro: instalar barras de segurança e corrimão, principalmente ao lado do vaso sanitário e no boxe; adequar a altura do vaso sanitário, do sofá e da cama; evitar uso de tapetes; instalar torneiras retas e não redondas; evitar excesso de mobília e também procurar não mudar os móveis de lugar constantemente; deixar o ambiente iluminado durante o dia, e à noite iluminar o trajeto do quarto até o banheiro; instalar pisos ou faixas antiderrapantes; evitar pisos desnivelados; diferenciar os degraus da escada por cores (vertical de uma cor e horizontal de outra cor); e guardar os remédios em local seguro.

Evitemos as quedas com medidas simples e de baixo custo. Assim, preservamos a qualidade de vida dos idosos dentro de sua própria casa.

Cássia Regina 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.