Sínodo Arquidiocesano

A sinodalidade é vivida na Igreja a serviço da missão

A serviço da Missão, a Igreja vive a sinodalidade, pois “a Igreja peregrina é por sua natureza missionária” (Ad Gentes, 2), “ela existe para evangelizar” (Evangelli Nuntiandi, 14). Todo o povo de Deus é sujeito do anúncio do Evangelho (cf. AG,  35) e, nele, todo batizado é convocado para ser protagonista da missão, pois todos somos discípulos-missionários. A Igreja é chamada a ativar em sinergia sinodal os ministérios e os carismas presentes na sua vida para discernir os caminhos da evangelização na escuta da voz do Espírito.

 Assim, o fundamental na realização do sínodo arquidiocesano de São Paulo é: 1) despertar a consciência de que “a ação missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja” (Evangelli Gaudian, 15) e, nesta linha, 2) discernir os caminhos da missão evangelizadora que a Igreja de São Paulo deverá assumir, para que o Evangelho de Cristo se enraíze na cultura desta grande cidade.

O processo de discernimento implica pôr a missão de Jesus no coração da Igreja de São Paulo, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas pastorais, os resultados de seus trabalhos, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar.

A meta desse processo de discernimento é o de animar e envolver todos os fiéis batizados da Igreja em São Paulo no compromisso corresponsável de transformar suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras, em outras palavras, formar autênticas comunidades eclesiais missionárias.

Este é o grande objetivo do sínodo arquidiocesano de São Paulo: a missão evangelizadora na cidade.

Para isso, a Igreja em São Paulo é chamada a “contemplar” profundamente, com o “olhar de discípula missionária”, a cidade com seus complexos elementos culturais, sociais, políticos, éticos e religiosos, pois este é o seu “ambiente” de missão. É nesse complexo ambiente urbano que a Igreja em São Paulo deve frutificar no seu testemunho e anúncio do Evangelho. 

Que não percamos o foco! Sem dúvida, no processo de discernimento dos caminhos da missão evangelizadora na cidade, concluiremos que temos muito a caminhar no sentido da “conversão” pessoal, pastoral e missionária. Devemos assim ativar em sinergia sinodal os ministérios e os carismas presentes na Arquidiocese de São Paulo, para que encontremos e assumamos caminhos que nos conduzam à ardorosa e eficiente missão de evangelizar. 

A primeira grande mudança que devemos pretender com a realização do sínodo arquidiocesano é a de passar de uma “pastoral de conservação, baseada numa sacramentalização com pouca ênfase na evangelização” (Documento de Medellín, 6,1), para uma pastoral “decididamente missionária” (Documento de Aparecida, 370).
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.