Saúde

A febre é amiga do corpo

A febre é uma elevação da temperatura normal do corpo que pode ocorrer em função de diversos fatores. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo que é ativado quando há algo de anormal nele. 

Dizemos que a febre é amiga do corpo porque é o primeiro sinal que ele dá quando algo está errado. Consideramos febrícula a partir de 37 e febre a partir de 38 graus. É importante observar os primeiros dias da febre para saber quando buscar ajuda médica. 

Podemos usar dipirona ou paracetamol e até intercalar os dois casos a febre volte antes de seis horas após o último medicamento tomado. Devemos evitar o uso de antiflamatórios como ibuprofeno, pois uma das causas de febre é a dengue, e o uso dessa medicação pode piorar o quadro da doença. 

Dica: se você está com febre sem nenhum outro sintoma, observe durante três dias antes de ir ao médico ou vá quando outros sintomas começarem a aparecer. Caso sua febre seja acima de 39 graus e acompanhada de sintomas como dor de cabeça, manchas pelo corpo, vômito ou apatia, não espere, procure um médico para avaliar a gravidade e medicá-lo corretamente. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.