VATICANO

A verdade

Vaticano desmente que Papa enviou bênção a casal homossexual

Por Redação
11 de agosto de 2017

Dois homens que vivem em Curitiba (PR) disseram à imprensa que Francisco havia enviado felicitações pelo Batismo de seus filhos adotivos

Reprodução da Internet

A Subdiretora da sala de imprensa do Vaticano, Paloma García Ovejero, enviou comunicado da imprensa à ACI, na quarta-feira, dia 9, negando que o Papa Francisco tenha felicitado dois homossexuais brasileiros pelo Batismo de filhos adotivos na cidade de Curitiba (PR).

A montagem da suposta bênção do Papa Francisco ao casal homossexual formado pelo ativista LGBT Tony Reis e David Harrad começou quando ambos publicaram no Facebook que em abril enviaram uma carta ao Pontífice sobre o batismo de seus três filhos adotados, Alyson, Jéssica e Filipe, em uma igreja em Curitiba (PR).

Posteriormente, asseguraram à imprensa que um membro da Secretaria de Estado do Vaticano, o Monsenhor Paolo Borgia, os havia felicitado em nome do Papa através de uma carta.

No entanto, a dita carta difundida é o modelo padrão de resposta de cortesia que o Vaticano envia a todas as pessoas que escrevem ao Papa, conforme esclareceu à ACI Paloma García Overejo.

“Em relação à carta assinada pelo Monsenhor Assessor da Secretaria de Estado, reitero que a afirmação do senhor Toni Reis de que se trata de uma resposta ao casal é falsa. A carta estava dirigida somente a ele (‘Prezado Senhor’)”, pontuou, esclarecendo, ainda, que “embora seja verdade que no corpo do texto haja referência a uma bênção à família do destinatário, se precisa que em português essa expressão tem um sentido genérico e amplo”.

Por último, escreveu Paloma: “Na resposta enviada pela Seção Portuguesa da Secretaria de Estado em nome do Santo Padre, não há nenhum elemento que faça referência ao conteúdo concreto da carta do senhor Reis, exceto o agradecimento do Papa com a expressão da ‘estima e veneração ao Pastor da Igreja universal’”.

 

(Com informações da ACI)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.