VATICANO

PAPA FRANCISCO

Primeiro encontro sobre a ‘Fraternidade Humana’

Por José Mariano
20 de setembro de 2019

Composto por sete membros, entre cristãos e muçulmanos, o comitê tem por objetivo “construir vida e fraternidade onde outros semearam morte e destruição”

Vatican News

Realizou-se no Vaticano o primeiro encontro do comitê superior criado em agosto para colocar em prática os objetivos do “Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum”. A reunião ocorreu no dia 11. Esse documento foi assinado em fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb.
Composto por sete membros, entre cristãos e muçulmanos, o comitê tem por objetivo “construir vida e fraternidade onde outros semearam morte e destruição”, conforme comunicado publicado pelo Vaticano. O Papa cumprimentou os membros, doou-lhes uma cópia do documento e disse que eles são “artesãos de fraternidade”.
Em uma das audiências públicas de fevereiro deste ano, o Papa comentou o texto. “O Grande Imã e eu afirmamos juntos a comum vocação de todos os homens e mulheres a serem irmãos, como filhos e filhas de Deus”, explicou. “Condenamos toda forma de violência, especialmenteaquela revestida de motivações religiosas, e nos empenhamos em difundir no mundo os valores autênticos e a paz.”
O Papa pede que todos leiam o documentopara estimular o diálogo e perceber que não há “confronto entre as civilidades cristã e islâmica” e tampouco os valores comuns das religiões são fonte de conflito.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.