INTERNACIONAL

SRI LANKA

‘Precisamos de uma investigação independente acerca dos ataques’

Por Gustavo Catania Ramos
16 de outubro de 2019

Há aproximadamente quatro meses, três igrejas e três hotéis na cidade de Colombo foram alvo de ataques terroristas que vitimaram 263 pessoas e machucaram outras 600
 

Procurando estabelecer a justiça e a verdade, os Bispos da Conferência Episcopal do Sri Lanka, por meio de carta-denúncia, requisitaram uma investigação “independente e imparcial” sobre os ataques contra igrejas ocorridos no País na Páscoa deste ano. Há aproximadamente quatro meses, três igrejas e três hotéis na cidade de Colombo foram alvo de ataques terroristas que vitimaram 263 pessoas e machucaram outras 600. 


Prelados da Igreja, que já criticavam as investigações conduzidas pelo governo, novamente demonstraram descontentamento com a ineficiência da Polícia. Na ocasião, 14 bispos do País assinaram o Comunicado da Conferência Episcopal.


A carta-denúncia enfatiza que “embora apreciáveis os vários esforços de restauração das igrejas realizados por parte do governo, o mais importante é fazer justiça levando os responsáveis perante a lei rapidamente”. Segundo os Prelados, os ataques de abril ainda causam medo nos fiéis quando se dirigem às igrejas do País. 


A crítica dos bispos ocorreu poucos dias depois que o Primeiro-Ministro do País, Ranil Wickremesinghe, admitiu culpa do governo por sua ineficiência em impedir os ataques. Entretanto, o Primeiro-Ministro culpou apenas dois altos funcionários do alto escalão do governo, que foram afastados do cargo para serem presos.  


Os Prelados notaram, entretanto, que as investigações não podem se limitar aos responsáveis pela omissão do governo, mas devem descobrir os mandantes dos ataques, quais foram suas motivações e seus cúmplices. Os Bispos lamentaram que nas investigações “não há sinal positivo algum que aponta nessa direção”. 
 

Fontes: Vatican News/ Asia News

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.