NACIONAL

#EuFicoEmCasa

Pascom Brasil conscientiza agentes sobre sua missão em meio à pandemia de Covid-19

Por Fernando Geronazzo
21 de março de 2020

Campanha da Pastoral da Comunicação incentiva a transmissão de celebrações para as pessoas impossibilitadas de participar presencialmente das liturgias para conter a disseminação do coronavírus no Brasil 

As recomendações das autoridades civis para que a população evite sair de suas casas como medida preventiva para conter a disseminação do novo coronavírus também afetam diretamente a vida de fé dos católicos.

Muitos fiéis, sobretudo os idosos e aqueles considerados do grupo de risco oara desenvolver a forma grave do Covid-19, são orientados a não participar presencialmente das celebrações da Eucaristia e demais atividades públicas realizadas nas igrejas.

Em muitas dioceses do Brasil e do mundo, as missas estão sendo celebradas sem a presença de fiéis, que são convidados a acompanhar as liturgias pelos meios de comunicação e plataformas digitais.

IGREJA DOMÉSTICA

Mais do que nunca, a Pastoral da Comunicação (Pascom) é de fundamentais importância para manter viva a fé e o sentido de pertença eclesial dos fiéis. Por essa razão, a Pascom Brasil iniciou uma campanha motivando seus agentes a assumirem sua missão em meio à crise vivida no País.

“A hora é de voltar para casa. É hora de ver, de sentir compaixão e de cuidar. Na nossa casa nós também somos Igreja. A Pascom Brasil volta para casa, porque acredita que logo tudo vai ficar bem!”, diz o texto da campanha compartilhado pelas redes sociais.

Para reforçar a proposta, a Pascom adaptou o seu logotipo, apresentando como destaque a imagem de uma casa com várias conexões no seu interior, para chamar a atenção de seus agentes para o sentido de “Igreja doméstica” que se pretende incentivar.

Também estão sendo usadas as hashtags:  #EuFicoEmCasa, #DeusConosco, #rezemosjuntos, #juntoscontraocoronavirus

No site oficial da Pascom Brasil, também há informações sobre as emissoras e horários em que há transmissões de missas.

A SERVIÇO DA COMUNHÃO

“Neste momento de crise, de dificuldades, os agentes da Pascom são os ‘discípulos da primeira hora’, porque as pessoas privadas de sair de suas casas e de poderem participar presencialmente das celebrações, os meios de comunicação são extremamente eficazes para que as pessoas possam estar unidade e vivendo a sua fé”, ressaltou ao O SÃO PAULO o coordenador Nacional da Pascom, Marcus Tullius. 

O coordenador afirmou, ainda, que as redes sociais das dioceses, paróquias e comunidades terão um papel fundamental para “manter acesa a chama da esperança” nos fiéis. “Os agentes da Pascom são, neste momento, mantenedores da esperança, podendo transmitir momentos celebrativos e de oração, abrindo-nos à criatividade do Espírito”.

São muitas a iniciativas de transmissões ao vivo de celebrações, terços, meditações, encontros realizados por meio de vídeo conferência e o compartilhamento de mensagens de conforto espiritual por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais.

PREVENÇÃO

Marcus Tullius enfatizou, no entanto, que os agentes e profissionais de comunicação católicos devem redobrar os seus cuidados com a saúde, seguindo atentamente as recomendações das autoridades competentes, no que diz respeito aos cuidados pessoais e coletivos, evitando aglomerações de pessoas.

“Que os agentes possam fazer uma escala em que haja no máximo duas pessoas trabalhando, fazendo uma higienização adequada dos equipamentos de trabalho e buscando cuidar da saúde mental neste período de tribulação”, recomentou o coordenador.

COMUNIDADES ‘VIRTUAIS’

Na Arquidiocese de São Paulo, por exemplo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano incentivou os padres a transmitirem as celebrações nas plataformas digitais, mantendo vivas as comunidades mesmo que pelos meios “virtuais”.

A partir da próxima segunda-feira, 23, às 7h, as missas diárias presididas pelo Dom Odilo, na capela de sua residência, serão transmitidas, ao vivo, pela rádio 9 de Julho (AM 1600kHz  ou pelo site) e pelo Facebook (leia mais).

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.