SÃO PAULO

COVID-19

Para o seu bem e dos que você ama, mude hábitos!

Por Daniel Gomes
06 de mai de 2020

 O SÃO PAULO ressalta as atitudes, simples, que podem ser adotadas pelas pessoas para evitar a proliferação do novo coronavírus

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Nas regiões periféricas da cidade de São Paulo, o novo coronavírus tem uma aliada para se proliferar: a resistência das pessoas em rever hábitos de asseio pessoal, de socialização e de higienização dos ambientes.

 

Mais que uma opção, essa revisão de hábitos é uma urgência, dada a velocidade do aumento dos casos de COVID-19 na cidade, o que tem levado a rede pública de saúde a atuar próxima do limite da capacidade de atendimento.

 

Nesta edição, O SÃO PAULO ressalta as atitudes, simples, que podem ser adotadas pelas pessoas para evitar a proliferação do novo coronavírus.

 

 

1) Use sempre a máscara enquanto estiver na rua

Se for indispensável sair de casa – para trabalhar, fazer compras ou ir ao médico –, coloque a sua máscara antes, com as mãos limpas. A máscara precisa ter ao menos duas camadas de pano (ou, então, um pedaço de toalha de papel ou guardanapo, dobrado, entre ela e a boca), cobrir totalmente a boca e o nariz e ser bem ajustada ao rosto.

Não adianta, porém...

* Tirar a máscara para conversar com alguém na rua.

* Tocar com as mãos o tecido da máscara.

* Compartilhá-la com alguém, ainda que seja com quem more na sua casa.

* Tirar a máscara ou colocá-la no queixo para consumir algo na rua.

Importante!

* Sempre tenha consigo uma máscara reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, caso precise trocá-la (por exemplo, se a máscara ficar úmida).

* Ao chegar a sua casa, retire a máscara, deixe de molho por cerca de 30 minutos em uma solução com água sanitária e depois lave-a com água e sabão.

 

2) Cuidados se precisar conversar presencialmente

Sobretudo nos fins de semana, muitos reúnem os amigos para colocar a conversa em dia: em casa, no bar, na esquina etc. Não é hora para isso! A proximidade entre as pessoas facilita a propagação do novo coronavírus. E o pior: quem está com o vírus pode não apresentar sintomas, ou seja, acaba infectando outras pessoas sem saber. Portanto, quando for indispensável conversar com alguém na rua, mantenha uma distância de pelo menos 1,5m e, de preferência, que você e as outras pessoas estejam de máscara.

 

3) Evite participar de aglomerações

Infelizmente, em especial na periferia de São Paulo, muitos continuam resistentes ao isolamento social e saem às ruas para atividades não essenciais e sem qualquer proteção. Exemplos não faltam: os jogos de futebol entre amigos, bailes funk, jogos de dominó e de baralho em grupo, reunião de idosos para fazer exercícios nas praças, jovens e adultos caminhando ou correndo pelas ruas, “a cervejinha” no bar, sem contar a visita à casa dos parentes. Com mais pessoas reunidas, se uma delas estiver com o novo coronavírus, transmitirá o vírus às demais, seja pelas gotículas de saliva, espirro ou tosse, seja pelo contato comum com superfícies e objetos.

Importante!

* Se esse contato presencial for mesmo indispensável, jamais deve haver o compartilhamento de objetos, como copos, talheres e pratos, por exemplo.  

 

4) Atenção com roupas e sapatos

Roupas e calçados podem funcionar como meio de transporte para o novo coronavírus. Por isso, sempre que voltar para casa após qualquer atividade na rua, é indispensável deixar o calçado usado na porta de entrada ou limpá-lo com água sanitária (o mais prático é ter sapatos, tênis e chinelos apenas para sair à rua e outros para uso em casa). Igualmente importante é trocar a roupa que estava usando, deixando-a em uma sacola plástica para que seja lavada separadamente depois. Também é fundamental higienizar as mãos com água e sabão e, se possível, tomar banho assim que retornar da rua.

 

5) Fora da sua casa, não toque em seu rosto e use álcool em gel

Evite levar as mãos ao rosto enquanto estiver na rua, pois o vírus entra facilmente pelo nariz, boca e olhos. Vale lembrar que o novo coronavírus pode estar em qualquer tipo de superfície: maçanetas, copos, suportes de apoio de lotações, ônibus, metrôs e trens. Assim, também é importante usar álcool em gel nas mãos neste período fora de casa. O novo coronavírus é revestido por uma camada de gordura. Em contato com o álcool em gel ou sabão, essa camada é removida e o vírus morre.

 

6) Lave ou limpe todos os alimentos que adquirir

Assim como outras superfícies, as embalagens dos alimentos podem servir como meios de transporte para o novo coronavírus. Por isso, higienizar as compras de supermercado antes de guardá-las é fundamental. Isso pode ser feito com álcool líquido fator 70%, água e sabão ou solução com água sanitária. Para verduras, legumes, frutas e hortaliças, recomenda-se higienizar todos os itens com água corrente e depois colocá-los em uma solução com água sanitária (uma colher de sopa diluída em 1 litro de água), por aproximadamente 15 minutos.

Importante!

* Antes de limpar a superfície dos produtos ou lavar frutas e verduras, lave suas mãos e a pia com água e sabão.

* Evite falar ou tossir enquanto realiza essa higienização dos alimentos.

E quando for à feira, supermercado ou padaria

* Use máscara e leve sempre consigo álcool em gel para higienizar as mãos.

* Se possível, pague com cartão de débito ou crédito.

* Respeite a distância mínima de 1,5m da pessoa que está na sua frente na fila (em alguns supermercados este distanciamento está demarcado no chão).

* O ideal é que apenas uma pessoa da família vá a esses locais, o que ajuda a reduzir as aglomerações e facilita os procedimentos de higienização ao retornar para casa.

 

7) Intensifique a higienização da casa

Apesar dos alertas sobre os perigos do novo coronavírus, nem sempre todos em uma família estão convencidos de que precisam permanecer em isolamento social – tem havido especial resistência de idosos, adolescentes e crianças. Diante disso, resta a opção de redobrar os cuidados com a higienização da casa. Assim, aumente a frequência da limpeza com água, sabão e água sanitária de todas as superfícies e locais de uso comum, como paredes, chão, teto, pia, tanque de lavar roupa, banheiro e eletrodomésticos.

 

(Com informações do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e Agência Brasil)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.