Notícias

Papa Francisco

Papa trabalha em documento sobre Migração, diz Cardeal Turkson

Por
20 de abril de 2017

O Cardeal Peter Turkson revelou ao O SÃO PAULO que o Papa Francisco está trabalhando em um novo documento sobre a questão migratória.

 

O Cardeal Peter Turkson revelou ao O SÃO PAULO que o Papa Francisco está trabalhando em um novo documento sobre a questão migratória. “A publicação já foi preparada”, afirmou, sem dar maio- res detalhes, em rápida conversa com a reportagem em 30 de março. Após um encontro com jornalistas em Roma para falar do novo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, ele acrescentou que, “a partir da semana do dia 2, provavelmente vamos começar a publicar material sobre o que estamos fazendo no novo dicastério, em linhas gerais”. A informação remete à reforma da Cúria Romana que vem sendo realizada pelo Papa. Desde o início de 2017, foram fundi- dos quatro escritórios do Vaticano para a criação do novo dicastério para o desenvolvimento humano, uma espécie de “ministério” para questões sociais. De acordo com o decreto que o instituiu (motu proprio), o dicastério é competente “em matéria de migração, dos necessitados, dos doentes e dos excluídos, dos marginalizados e das vítimas de conflitos armados e desastres naturais, dos prisioneiros, dos desempregados e das vítimas de qualquer forma de escravidão e tortura”.

Por enquanto, o Papa decidiu assumir pessoalmente as demandas sobre migração. “O Papa quis seguir ele mesmo o tema das migrações, dos refugiados, e agora o tráfico de pessoas. Ele quis dar atenção especial e isso é já uma indicação de ênfase”, comentou Dom Turkson no encontro com jorna- listas. “A atualidade do problema e sua importância merecem uma voz de autoridade da Igreja”. Ele explicou, ainda, que ao menos uma vez por mês os padres Michael Czerny e Fabio Baggio, subsecretários, se reúnem com o Pontífice para discutir o assunto.

O cardeal ganês afirmou à reportagem que um outro documento será divulgado em breve, detalhando a fusão dos departa- mentos e as questões estruturais e organizativas do novo dicastério. “Já preparamos isso, mas não falamos nada ainda porque queremos primeiro uma aprovação do Papa. No sábado, dia 1º, tenho uma audiência com o Santo Padre e esperamos logo tornar isso público”.

 

 

Amazônia e índios

Questionado pela reportagem sobre projetos na América Latina, Dom Turkson disse que pretende ampliar a atuação da Fundação Populorum Progressio. Criada em 1992 por São João Paulo II, a fundação procura envolver comunidades locais em agricultura, pecuária, infraestrutura, educação, dentre outros. “Queremos que a Fundação possa atender às necessidades das populações indígenas locais”, disse o Cardeal. “Isso está no topo da nossa lista.”

Ele citou o exemplo da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), onde trabalha o Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. “Aquilo é algo que começou aqui”, afirmou. “Estamos planejando trabalhar com os bispos na América do Norte também. Por causa da experiência amarga que os indígenas tiveram no passado, que- remos olhar para eles e ajudá-los”, disse.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.