VATICANO

SÍNODO PARA A AMAZÔNIA

Papa decide abrir departamento no Vaticano dedicado à Amazônia

Por José Mariano
30 de outubro de 2019

Papa recordou o amadurecimento do pensamento da Igreja sobre as questões ecológicas e ambientais

Após a votação do documento final do Sínodo dos Bispos para a Amazônia (leia mais em: Documento final: conversão integral, pastoral, ecológica e sinodal), o Papa Francisco anunciou que pretende criar uma nova sessão dentro do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral voltada somente para as questões da Amazônia. No discurso improvisado, no domingo, 27, ele também disse que pretende escrever uma exortação apostólica pós-sinodal ainda neste ano de 2019.
Além disso, no mesmo discurso, o Papa recordou o amadurecimento do pensamento da Igreja sobre as questões ecológicas e ambientais. Inspirados na tradição da Igreja – que fica evidente já nos textos de São Francisco de Assis –, esses ensinamentos se desenvolveram ao longo dos anos. 
Uma pessoa que contribuiu muito, disse o Papa, foi o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, um dos maiores líderes da Igreja Ortodoxa, que havia alguns anos vinha alertando para o cuidado da “casa comum”. Em seguida, a Encíclica Laudato Si’ consolidou esse ensinamento e teve grande influência no debate internacional que levou ao acordo climático de Paris, em 2015.
Francisco fez agradecimentos a todos os participantes da assembleia, em especial aos membros de comunidades indígenas e aos missionários que deixaram suas terras para evangelizar a Amazônia.
O Papa também comentou que, dando seguimento aos debates do Sínodo, será avaliada pela Congregação para o Culto Divino a possibilidade de se adaptarem liturgias para o contexto da Amazônia. Ele também informou que pretende reabrir a comissão do Vaticano que vinha estudando a história do diaconato e como as mulheres exerciam os ministérios de serviço na história da Igreja, para que se obtenha mais clareza sobre o tema.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.