SÃO PAULO

Dica de Leitura

‘O combate espiritual’

Por José Ferreira Filho
26 de junho de 2019

Destinado a quem busca a santidade, trata-se de um manual prático para a vida


Quando uma obra é tomada como referência na vida cotidiana daqueles que foram proclamados santos pela Igreja, seguramente ela pode ser de grande valia para quem busca viver uma vida ascética nos dias atuais. Este é o caso de “O combate espiritual”, de autoria do Padre Lorenzo Scupoli, livro muito utilizado por São Francisco de Sales e guia de São João Bosco, que muito recomendavam a leitura dessa clássica obra de espiritualidade.   
Destinado a quem busca a santidade, trata-se de um manual prático para a vida. Ensina que o sentido da vida cristã é o de uma incessante luta contra o egoísmo, de forma a substituí-lo pelo sacrifício e pela caridade. Segundo o autor, não bastam os exercícios de piedade como oração, missas, penitência, comunhões, entre outros, que, embora necessários, são apenas meios para se atingir a perfeição cristã. Ele mostra que a santidade consiste no conhecimento da bondade e grandeza de Deus diante da renúncia de nossa vontade (“Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me” – Lc 9,23), do total abandono à providência, do fazer tudo pela glória de Deus e pelo puro desejo de agradá-lo.  
Quem aspira à perfeição da santidade deve agir com violência contra si mesmo. O autor garante, porém, que sendo esta batalha a mais difícil de todas (uma vez que nós mesmos somos combatidos em nosso âmbito interior), também a vitória é a mais agradável a Deus e a mais gloriosa ao vencedor. 
O trabalho do Padre Scupoli analisa diversas situações comuns e aconselha como lidar com elas, preservando, por um lado, a consciência pura e estimulando, por outro, a vivência das virtudes. Enfatiza, também, na ilimitada bondade de Deus, qual é a causa de todo o bem, em contrapartida àquilo que é mal, originário do próprio ser humano.   

O AUTOR
Lorenzo Scupoli foi um religioso e escritor italiano que viveu no século XVI (1530-1610), pertenceu à Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos e foi discípulo de Santo André Avelino. Ordenado sacerdote em 1577, aos 47 anos, exerceu o seu ministério sacerdotal em Veneza, Milão e Roma, dentre outras cidades da Itália. Em 1585, foi acusado injustamente de ter violado as regras de sua ordem religiosa. Ficou um ano preso e, depois de solto, foi-lhe vedado o exercício do sacerdócio e obrigado a exercer trabalhos braçais e domésticos no convento em que residia. A tudo suportou com mansidão e humildade como oferecimento a Deus. A sua absolvição veio em 1610, próximo de sua morte. A primeira edição de “O combate espiritual” é de 1589, e, por ocasião da morte do autor, a obra já havia sido traduzida em diversos idiomas e reimpressa várias vezes.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.