SÃO PAULO

Libertadores

Libertadores 2017 é edição mais brasileira da história

Por Vítor Alves Loscalzo
27 de março de 2017

Com oito times basileiros, a Liertadores 2017 é a edição mais brasileira de todas

Avança à fase de grupos o campeonato mais disputado e mais latino das Américas. A Copa Libertadores 2017 é a edição mais brasileira dentre as 58 já realizadas, reunindo oito times do Brasil: Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio, Chapecoense, Botafogo e Atlético Paranaense, os dois últimos após terem passado por duas fases da pré-Libertadores.

Os jogos da fase de grupos começam na próxima terça-feira, 7, e os primeiros times brasileiros em campo serão a Chapecoense, que enfrentará o Atlético Zulia, no México, e Atlético Paranaense, que receberá o Universidad Católica, em Curitiba (PR). Os dois times paulistas na competição estreiam nos dias seguintes: na quarta-feira, 8, o Palmeiras vai à Argentina enfrentar o Atlético Tucumán; e na quinta-feira, 9, o Santos jogará contra o Sporting Cristal, no Peru.

Destaques

Olhos atentos para a equipe boliviana The Strongest, que passou com tranquilidade para a fase de grupos aplicando duas goleadas (4 a 0 e 5 a 0) sobre o Montevideo Wanderers e sobre o Unión Española, respectivamente. O The Strongest, que está no mesmo grupo que o Santos, conta com os dois artilheiros até agora da Libertadores: o volante Chumacero, com quatro gols, e o atacante Pablo Escobar, com três gols.

Atual campeão brasileiro, o Palmeiras preparou seu elenco com foco para a disputa da Libertadores, almejando repetir o título conquistado em 1999. É verdade que o time não está com o mesmo futebol que apresentou em 2016, então sob o comando do técnico Cuca. O elenco sofreu alterações – a principal delas, a transferência do atacante Gabriel Jesus para o Manchester City –, mas o clube procurou contratar jogadores experientes, como Alejandro Guerra e Michel Bastos. Além disso, a equipe conta com o experiente Zé Roberto.

A equipe colombiana do Atlético Nacional caiu nas graças de todos da América do Sul após demonstrações de solidariedade à Chapecoense no ano passado, permitindo, inclusive, que a equipe de Santa Catarina ficasse com o título da Copa Sul-Americana. No entanto, “amigos, amigos, negócios à parte”. Hoje, o Atlético Nacional, por ser o atual campeão da Libertadores, é o time a ser batido.

'Grupo da morte'

Apesar de o Flamengo ter escapado das fases preliminares da Libertadores, pois encerrou o Brasileirão 2016 em terceiro lugar, não se livrou de um dos grupos mais difíceis do torneio, o chamado “grupo da morte”. O Mengão está ao lado do Atlético Paranaense, no grupo 4, e ainda terá pela frente o San Lorenzo, da Argentina, e o Universidad Católica, atual campeão chileno.

Já o Grêmio, comandado por Renato Gaúcho, e o Atlético Mineiro, por Roger Machado, estão em grupos mais tranquilos. O time gaúcho tem pela frente o Zamora, da Venezuela, o Guaraní, do Paraguai, e a equipe chilena Deportes Iquique. Os mineiros se encontrarão com o Godoy Cruz, da Argentina, com o Libertad, do Paraguai, e com o Sport Boys, da Bolívia.

História da Libertadores

Em homenagem aos três principais líderes da independência dos países da América do Sul, dentre eles D. Pedro I, Simón Bolivar e José de San Martín, o nome “Libertadores” alude às independências e, portanto, liberdades conquistadas pelos sul-americanos em relação aos países europeus.

A Libertadores é a principal competição futebolística entre clubes da América do Sul, caracterizada por elevado nível técnico, emoção, “coração no bico da chuteira” e, claro, pela tradicional rivalidade entre Brasil e Argentina.

Criada em 1960, ainda que com outro nome, o campeão da Libertadores, até o ano de 2004, disputava – em no máximo dois jogos – contra o campeão europeu da Ligas dos Campeões, a Copa Intercontinental. Foi a partir de 2005, ano que rendeu título ao São Paulo, que o campeão da Libertadores passou a disputar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a qual reúne, em um breve torneio, os campeões continentais e um clube representante do país sede do Mundial.

O clube argentino Independiente, que não disputa a Libertadores deste ano, é o maior vencedor da história do torneio e o único a conquista-lo por quatro vezes consecutivas (1972, 1973, 1974 e 1975), colecionando, no total, sete troféus. Para este ano, o time a ser batido é o colombiano Atlético Nacional, atual campeão.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.