SÃO PAULO

É MENTIRA!

Hospital das Clínicas não tem ausência de pacientes por COVID-19

Por Redação
24 de abril de 2020

Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia

Reprodução

Um questionamento sobre a real internação de pacientes infectados pelo novo coronavírus no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), foi recentemente circulado nas redes sociais. Junto a mensagem, a foto de uma unidade de saúde vazia, reforçava a teoria da inexistência desses pacientes no hospital.

POR QUE?

O Hospital das Clínicas é uma das unidades de referência para o tratamento de COVID-19 em São Paulo, e já tem 92% de seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados à pacientes da doença.

A publicação contém informações equivocadas a respeito da pandemia. De acordo os dados da secretaria de saúde estadual, que atualiza o número de casos diariamente, até a quinta-feira, 23, o Estado já registrava 16.740 casos confirmados e 1.345 óbitos.

Além disso, a imagem que ilustra a postagem não corresponde ao HCFMUSP.

O avanço da pandemia em São Paulo pode ser acompanhado pelo site.

COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Além disso, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza um canal exclusivo no Telegram de combate notícias falsas sobre coronavírus.

(Com informações de Governo de São Paulo)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.