NACIONAL

REGIÃO BELÉM

Dom Luiz Carlos: ‘Precisamos construir a cultura do encontro’

Por FERNANDO ARTHUR
06 de março de 2020

Dom Luiz Carlos em apresentação da CF na Região

Na tarde do domingo, dia 1º, na Paróquia São Pio X e Santa Luzia, ocorreu a apresentação regional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020, ocasião em que também se realizou uma formação da Pastoral da Pessoa com Deficiência a respeito da Campanha, organizada por membros da Pastoral e do Setor Sapopemba, com a participação de cerca de 200 pessoas. 


Inicialmente, Peterson Prates, que faz parte da coordenação do Setor Sapopemba, explicou diversos pontos da CF, e recordou seus principais pilares, ligando-os com as realidades vividas na Arquidiocese.


A celebração da Palavra, presidida por Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, recordou as diversas faces da CF. Em sua reflexão, ele falou sobre dois grandes mandamentos: amar a Deus e amar ao próximo. Disse, ainda, que é importante buscar o amor a Deus e amar ao próximo como expressão do amor de Deus. O Bispo também encorajou os fiéis a olhar para a CF como um grande dom de Deus para a Arquidiocese, que nos ajuda a refletir sobre temas da realidade brasileira.


O Bispo também falou sobre Santa Dulce dos Pobres, cuja imagem ilustra o cartaz da Campanha. Ele disse que a Santa é o exemplo de alguém que muito fez em prol da humanidade, e que deve ter seu exemplo seguido pelos demais cristãos. 


Dom Luiz Carlos também recordou que a Quaresma é um tempo para a luta contra o mal e encorajou os fiéis a ser uma Igreja samaritana, que cuida e olha para o próximo, sente compaixão e cuida. “Temos uma sociedade que precisa de socorro”, afirmou, exortando as pessoas a ir ao encontro do próximo e cuidar da humanidade como um todo: “Precisamos construir uma nova cultura: a cultura do encontro”.


Ao término da celebração, uma pessoa que já esteve em situação de rua, chamada  Aparecida, deu seu testemunho de vida, falando sobre a ajuda que recebeu da Igreja para sair daquela condição.
 

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.