VATICANO

EMERGÊNCIA EDUCATIVA

Documento aborda desafios diante da ‘ideologia de gênero’ nas escolas

Por (Com informações de ACI e Vatican News)
12 de junho de 2019

O texto ressalta que a sociedade vive em um tempo de “emergência educativa”

A Congregação para a Educação Católica publicou, na segunda-feira, 10, um documento com o título “Homem e mulher os criou. Para uma via de diálogo sobre a questão de gender na educação”. 

O texto ressalta que a sociedade vive em um tempo de “emergência educativa”, especialmente no que diz respeito à sexualidade e aos desafios que emergem de uma ideologia genericamente chamada de gender (gênero), que nega a diferença e a reciprocidade natural do homem e da mulher.

 

DESORIENTAÇÃO ANTROPOLÓGICA
O documento destaca que “a desorientação antropológica que caracteriza difusamente o clima cultural de nosso tempo, certamente, contribuiu para desestruturar a família, com a tendência de cancelar as diferenças entre o homem e a mulher, consideradas como simples efeitos de um condicionamento histórico-cultural”.

Tal ideologia, pontua o texto, apresenta uma sociedade sem diferenças de sexo e esvazia o fundamento antropológico da família. “Esta ideologia leva a projetos educativos e diretrizes legislativas que promovem uma identidade pessoal e uma intimidade afetiva que estão radicalmente desvinculadas da diversidade biológica entre o homem e a mulher”, diz o texto.

O documento afirma, ainda, que a educação na afetividade precisa de uma linguagem adequada e moderada. “Em primeiro lugar, deve-se levar em consideração que as crianças e os jovens ainda não atingiram a plena maturidade e começam a descobrir a vida com interesse.” 

 

OUVIR, REFLETIR E PROPOR
É apresentada uma metodologia articulada em três atitudes: ouvir, refletir e propor. 

Ouvir “do perfil histórico, dos pontos de encontro e das críticas na questão do gender”, bem como da “partilha e apreciável exigência de lutar contra qualquer expressão de injusta discriminação”. 
Reflexão crítica sobre os aspectos da “liquidez e fluidez pós-moderna”, que levam a propor, em nível antropológico, “uma identidade pessoal e uma intimidade afetiva radicalmente desvinculada da diferença biológica entre masculino e feminino”.

Proposta de um cuidadoso discernimento sobre a verdade da pessoa e sobre o significado da sexualidade humana, por meio de uma clarificação antropológica que tem o seu núcleo naquela “ecologia humana que procura o reconhecimento da dignidade peculiar do ser humano”.

(Com informações de ACI e Vatican News)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.