OPINIÃO

Corridas de rua

Corridas de rua invadem as ruas de São Paulo

Por Vítor Alves Loscalzo
28 de março de 2017

Dentre os esportes que mais crescem no Brasil, está a Corrida de Ruas, que principalmente em São Paulo, atrae esportistas de todas as idades

Os tempos hodiernos decretam à sociedade uma correria desenfreada, tornando a luta para pagar as contas, trabalhar, pegar os filhos na escola – educar os filhos! –, fazer atividade física, encontrar os amigos, buscar a felicidade e, enfim, viver, cada vez mais desafiante. E é precisamente diante do novo ritmo deste homem hodierno, que procura incessantemente correr contra o tempo, que cresce significativamente uma importante atividade esportiva no Brasil, principalmente em São Paulo: a corrida de rua.  

Dados fornecidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelam que, em cinco anos, a capital paulista registrou aumento de 45% no número de corridas de rua autorizadas.

Com o aumento significativo no total de pedidos deferidos pela CET, a cidade de São Paulo teve, em 2016, 110 corridas com a chancela da prefeitura - média de uma a cada três dias. No ano de 2010, foram 76 - média de um a cada cinco dias.

“Troquei a noitada de festas pela madrugada de corridas”

Leonardo Guerini, 25, ilustra bem os novos corredores que São Paulo vem ganhando. “Comecei a correr por vontade própria, mas sem grandes pretensões. Em uma de minhas corridas matinais, passou por mim um corredor experiente e me disse que eu ‘tinha jeito’, mas que deveria começar a treinar com seriedade, se não, não iria progredir. Isto foi um divisor de águas; a partir daí, passei a treinar com outras pessoas, junto à uma assessoria, e passei a participar de diversas provas”. O jovem afirma que ter uma rotina séria de treinos muda muitas coisas na vida: “troquei a noitada de festas pela madrugada de corridas, e estou muito feliz com isso”.

Perguntado sobre o aumento do número de corridas de ruas, Leonardo explica que as pessoas têm mudado de hábitos e, mais do que isso, têm procurado mudar de vida, buscando mais saúde. “Muitas vezes, encontram na corrida algumas destas respostas”.

Sérgio Maratonista

“Ninguém começa correndo maratona. As pessoas aprendem a se adaptar e começam a obedecer a ética do esporte”.

O corredor Sérgio da Silva Barros, de 50 anos, já perdeu as contas das maratonas oficiais que realizou. “Entre 20 e 30, acredito”, expressa Sérgio “Maratonista”, como ficou conhecido, para O SÃO PAULO. O atleta destaca a importância da atividade física, no caso da corrida, para viver melhor; desde o comer ao descansar, até à recuperação de enfermidades e lesões. 

“Percorro correndo, todos os dias, os 42 quilômetros da Maratona, pois de minha casa em Santo Amaro ao serviço no Clube Harmonia são 21 quilômetros, que faço em, aproximadamente, uma hora e quinze minutos. Ir e voltar correndo é saudável não só para mim, mas para a sociedade”, destaca o maratonista que encontrou na corrida, além de sua profissão, o seu meio de transporte.   

Com relação ao aumento de corridas de rua em São Paulo, Sérgio acredita que reflete a busca do paulistano por hábitos de vida mais ordenados e  saudáveis, e enfatiza: “o esporte pode mudar uma vida. Tenho conseguido, por meio do cooper a  ajudar dependentes químicos a se recuperarem e menores a saírem das  ruas. São pessoas de baixa renda que veem eu e meus amigos correrem e pedem para se juntarem a nós”.

História das corridas de rua

Foi durante o século XVIII, em terras britânicas, que se popularizaram as corridas de rua. Posteriormente, expandiram-se para os outros países europeus e para os Estados Unidos.

A modalidade ganhou destaque e projeção mundial no fim do século XIX, durante a primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas.
Já em 1970, mais precisamente nos EUA, houve o que ficou conhecido como  jogging boom. Após a difusão do famoso “Teste de Cooper”, a prática da modalidade cresceu de maneira sem precedentes na história.

Paralelamente ao jogging boom, ainda na década de 70, surgiram provas em que se permitia a participação popular junto aos corredores de elite. Estas provas aproximaram o atleta profissional do famoso “corredor de fim de semana”, inserindo o amador em ambientes mais competitivos.

Hoje, a Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) define as Corridas de Rua como disputas em vias públicas (ruas, avenidas, estradas) com distâncias oficiais variando de 5 Km a 100 Km.

Praticadas em sua maioria por atletas amadores, hoje, as Corridas de Rua já são populares em todo o mundo e vêm crescendo não só no Brasil, mas em muitos outros países do globo.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.