NACIONAL

Coletiva de Imprensa

Conversão pastoral para inserir novos cristãos

Por Renata Moraes
29 de abril de 2017

Dom Joel Portela Amado, Dom João Justino de Medeiros e Dom Leomar Brutolin participaram da coletiva na tarde desta quinta-feira, 27, em Aparecida (SP)

Créditos: CNBB Nacional

Dando continuidade aos trabalhos da 55ª Assembleia Geral da CNBB, na tarde desta quinta-feira, 27, aconteceu a segunda coletiva de imprensa no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida.

Participaram da entrevista o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Joel Portela Amado; o arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG), Dom João Justino de Medeiros; e o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Brutolin. Os bispos abordaram os temas da iniciação à vida cristã, os dez anos da Conferência de Aparecida e o Pensando o Brasil: Educação.

Sobre o tema central da iniciação à vida cristã, Dom Leomar Brutolin afirmou que este reúne uma preocupação de todo o episcopado, e a escolha da temática também recuperou algumas preocupações do Documento de Aparecida, e também do Evangelli Gaudium, que é o resultado do Sínodo sobre a Evangelização.

E no fundo da questão em debate está a transmissão da fé às novas gerações, e a grande preocupação de formar discípulos, e não só pessoas que conheçam a fé. “Na prática, como está a Catequese, por exemplo, em todo o Brasil? As grandes preocupações muito concretas, desde a preparação para o Batismo, a 1º Comunhão e Crisma?”, questionou o bispo, relatando a problemática da realidade em que muitas crianças e jovens após a Catequese não se vinculam à comunidade, “não se formam discípulos”, pontuou. Para mudar essa realidade é preciso avaliar e analisar qual caminho deve ser retomado.  

Dom Leomar ainda comentou que foi constado que muitas paróquias e dioceses no Brasil já conhecem a prática da iniciação à vida cristã, incluindo não apenas a preparação para os sacramentos, mas toda a forma do discipulado em comunidades. Mas muitas paróquias e dioceses ainda não chegaram nesse ponto, e por isso o texto visa uma retomada dessa caminhada.

Dividido em três capítulos, o texto de estudo retoma a necessidade de formação do clero, dos catequistas e das comunidades e é direcionado de forma especial aos catequistas, e é feito em uma linguagem acessível, em vista de uma mudança de prática e renovação paroquial. Dom Leomar alertou: “o tema desta assembleia não é sobre uma reforma da catequese, mas é na verdade uma conversão pastoral de toda a comunidade, para acolher, inserir e comprometer os novos cristãos”, comentou.

10 anos da Conferência de Aparecida

Dom Joel Portela Amado falou sobre a Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho (Conferência de Aparecida), que aconteceu na cidade de Aparecida (SP) de 13 a 30 de maio de 2007 e contou com a presença do Papa Bento XVI, e a participação de mais de cem bispos de conferências da América Latina e do Caribe. Para o bispo, a reflexão sobre iniciação à vida cristã já é uma das indicações da Conferência de Aparecida. “Aparecida não mostra uma Igreja preocupada consigo mesma, mas em cumprir sua missão”.

A Conferência de Aparecida dá continuidade, segundo o bispo, a outras conferências. Porém, percebe que a iniciação à vida cristã não é mais a mesma, portanto, é preciso discutir novas formas de fazê-la. “Aparecida propõe recomeçar a partir de Jesus Cristo”, disse o bispo, explicando que não se trata de partir do pressuposto de que as pessoas já conhecem Jesus, mas apresentando-o.

Projeto Pensando o Brasil: Educação

O terceiro e último assunto da coletiva desta quinta-feira foi o projeto “ Pensando o Brasil: Educação”, apresentado por Dom João Justino de Medeiros. Essa é a quarta edição do projeto. A primeira foi “Desafios das eleições 2014”; a segunda, “A desigualdade social no Brasil”; e a terceira, “Crises e superações”.

O projeto apresenta o cenário da educação no Brasil, em seus aspectos quantitativos (acesso e permanência) e qualitativos (a melhoria da aprendizagem) e propõe caminhos para superar os principais desafios que levanta: políticas públicas, orçamento para educação, gestão escolar e educação como compromisso de todos. O projeto levanta ainda as pistas de ação.

Segundo Dom Justino, o trabalho foi feito a partir de uma comissão, ouvindo os bispos e o que se fala nas reuniões. O bispo explicou que a educação deve considerar todas as dimensões da pessoa humana, de forma que é preciso uma educação integral, que não se confunde com educação em tempo integral.

Ao falar da sociedade da informação e os meios de comunicação, Dom João Justino considerou que quem trabalha com a comunicação também tem o seu papel e este está profundamente ligado à educação. “Acredito que os meios de comunicação são, junto à família e à escola, uma terceira parceria fundamental para a educação”.

A transmissão ao vivo da Coletiva de Impressa sobre a 55ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil foi realizada numa parceria entre o Portal A12 e a CNBB.

(Com informações do Portal A12)

 

 

 

 

 

 

 

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.