NACIONAL

55ª Assembleia Geral da CNBB

Assuntos: bispos eméritos e celebração da Palavra

Por Daniel Gomes
28 de abril de 2017

 55ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), chega ao terceiro dia de atividades nesta sexta-feira, 28, em Aparecida (SP)

A realidade dos bispos eméritos será um dos assuntos a ser tratado nesta sexta-feira, 28, na 55ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Esses bispos são os que completaram 75 anos, idade limite para exercer o ministério episcopal, e apresentaram seu pedido de renúncia ao Papa. Com o pedido aceito, eles tornam se eméritos. Ao todo, no Brasil, são 173 bispos eméritos do conjunto de 491 bispos. 51 bispos eméritos participam da 55ª Assembleia Geral.

Mesmo eméritos, eles continuam sendo bispos, uma vez que receberam a ordenação episcopal, mas já não têm propriamente um ofício para exercer, como o comando de uma diocese. Isso, porém, não significa que eles não são mais ativos.

Outro assunto a ser aprofundado nesta sexta-feira é um roteiro, organizado por uma comissão especial, que orientará a Celebração da Palavra de Deus nas comunidades onde não há presença frequente de um padre. Caso de comunidades mais remotas, onde leigos/as assumem o desafio de manter a experiência oração comunitária.

Além destes temas, debates da Comissão para a Amazônia e assuntos de liturgia também estão previstos na programação. Outro destaque é que na coletiva de imprensa das 15h, será tratada a mensagem que os bispos enviaram aos trabalhadores brasileiros, por ocasião do 1º de Maio.

(Com informações da CNBB)

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.