Igreja empenha suas forças e recursos em vista da propagação da fé

Por
25 de outubro de 2019

O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927, tendo sido instituído no ano anterior pelo Papa Pio XI. A data nasceu com o objetivo de mobilizar os católicos de todo o mundo a se unir no penúltimo domingo do mês de outubro para rezar e ajudar materialmente a propagação da fé nas terras mais distantes. 
Contudo, a preocupação missionária da Igreja não se resume a essa data. Desde o início do Cristianismo, os apóstolos e seus sucessores se empenharam em cumprir o mandato de Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). 

EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS
A cooperação missionária acontece de três formas:  pela oração, pelo sacrifício e pelo testemunho de vida, que acompanham os missionários mundo afora; por meio da ajuda material dos projetos missionários e, principalmente, colocando-se à disposição para servir na missão ad gentes. 
Para isso, a Igreja conta com um organismo da Cúria Romana voltado exclusivamente para a propagação da fé: a Congregação para a Evangelização dos Povos. Criada em 1622 pelo Papa Gregório XV, esse dicastério inicialmente era chamado de Propaganda Fide (Propaganda da Fé) e desde a sua criação tem sido o instrumento ordinário e exclusivo do Romano Pontífice e da Santa Sé, para o exercício da jurisdição sobre todas as missões e a cooperação missionária.
A tarefa primordial desse dicastério é coordenar todas as forças missionárias, proporcionar diretrizes para as missões, promover a formação do clero, incentivar a fundação de novos institutos missionários e prover as ajudas materiais às atividades missionárias pelo mundo. 
Atualmente, o Prefeito dessa Congregação é o cardeal italiano Fernando Filoni. Entre os anos 1970 e 1984, o cargo foi exercido pelo Cardeal Agnelo Rossi, anteriormente Arcebispo de São Paulo. 

PONTIFÍCIAS OBRAS MISSIONÁRIAS 
Associada à Congregação para a Evangelização dos Povos, existem as Pontifícias Obras Missionárias (POM), organismos oficiais da Igreja Católica que atuam em diversos países para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária. 
Três dessas obras – Propagação da Fé, Infância e Adolescência Missionária, e São Pedro Apóstolo – nasceram na França para atender às necessidades missionárias locais e, em 1922, foram declaradas, posteriormente, pontifícias pelo Papa Pio XI. 
A quarta obra, União Missionária do Clero, surgiu na Itália, e foi declarada pontifícia em 28 de outubro de 1956, com o decreto do Papa Pio XII. 
Na Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2019, o Papa Francisco destacou as POM como uma rede global que apoia o Pontífice “no seu compromisso missionário, prestam o seu serviço à universalidade eclesial mediante a oração, alma da missão, e a caridade dos cristãos espalhados pelo mundo inteiro”. 

ARQUIVO, MUSEU E TIPOGRAFIA
Desde o início de sua existência, a Congregação para a Evangelização dos Povos se preocupou com a organização de informações sobre as iniciativas missionárias realizadas pela Igreja em todo o mundo. Isso deu origem ao Arquivo Histórico da Propaganda Fide, aberto hoje aos estudiosos de todo o mundo, e o Museu Missionário, localizado em Roma, que reúne materiais de 400 anos de história. 
Em 1626, a Propaganda Fide inaugurou uma Tipografia Poliglota, para imprimir livros nas diversas línguas dos países de missão. Desde 1909, o departamento está ligado à Tipografia Vaticana. 

FORMaÇÃO DE MISSIONÁRIOS
Fundado pelo Papa Urbano VIII, em 1627, o Pontifício Colégio Urbano surgiu com o objetivo de acolher e formar os seminaristas dos países de missão. O colégio preparou gerações de sacerdotes autóctones e a maioria dos bispos das novas Igrejas particulares, que, hoje, na sua maioria, promovem a formação do próprio clero nos numerosos seminários locais.
A Congregação para a Evangelização dos Povos também mantém o Centro Internacional de Animação Missionária, onde se realizam cursos de espiritualidade, de exercícios espirituais, de atualização, aberto aos sacerdotes, religiosos e leigos que desejam aprofundar a própria vocação ou inspiração missionária.

Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé – Fundada por Pauline Marie Jaricot, em 1822, visa a suscitar o compromisso pela evangelização universal em todo o povo de Deus e promover, nas Igrejas locais, a ajuda tanto espiritual quanto material.
Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária – Fundada pelo Bispo de Nancy (França), Dom Carlos de Forbin-Janson, em 1843, auxilia os educadores a despertar gradualmente a consciência missionária nas crianças e adolescentes, animando-os a partilhar a fé e os seus bens materiais com as crianças das regiões mais necessitadas; ajuda, também, a promover as vocações missionárias desde a infância.
Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo – Fundada por Joana Bigard e sua mãe, Stephanie, em 1889, visa a sensibilizar o povo cristão acerca da importância do clero local nos territórios de missão, convidando-o a colaborar espiritual e materialmente na formação dos candidatos ao sacerdócio e à vida consagrada.
Pontifícia União Missionária – Fundada pelo Beato Padre Paolo Manna, em 1916, visa à sensibilização missionária dos sacerdotes, dos seminaristas e da vida consagrada masculina e feminina. Esta obra é como que a alma das outras obras, porque se ocupa especificamente com a formação missionária.

Comente

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.