Dom Wellington de Queiroz Vieira é nomeado primeiro Bispo da Diocese de Cristalândia (TO)

Por
12 de julho de 2019

Na quarta-feira, 10, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Papa Francisco elevou a diocese a prelazia territorial de Cristalândia (TO). Dom Wellington de Queiroz Vieira foi nomeado como seu primeiro bispo. Desde 2016, o Prelado já estava à frente desta Igreja particular.
Nascido em 11 de julho de 1968, em Tocantinópolis (TO), Dom Wellington estudou Filosofia, em Brasília (DF), e Teologia, no Rio de Janeiro (RJ). Em Roma, realizou dois mestrados: um em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, e outro em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.
Como Padre, foi Pároco em Xambioá (TO) e Araguaína (TO), ambas na Diocese de Tocantinópolis, e membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral. Foi, também, vigário judicial e ecônomo da Diocese e Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Araguaína.
Criada em 26 de março de 1956, pela Bula Ne quid Filiis, do Papa Pio XII, sob a jurisdição de um administrador apostólico, a Prelazia de Cristalândia está localizada a 153 km de Palmas, capital do Tocantins.
A nova diocese contempla quatro municípios no Estado de Goiás, 18 municípios em Tocantins, pequenos povoados e a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo.
 

Fonte: CNBB 

Comente

Ações da Igreja na atualidade e eleição da nova presidência são destaques da Assembleia da CNBB

Por
02 de mai de 2019

O Santuário Nacional de Aparecida sedia, de 1° a 10 de maio, a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o intuito de tratar de assuntos de grande relevância eclesial, entre eles a plataforma de ação da Igreja perante a realidade atual, o encontro reúne clérigos provenientes de todas as partes do País, sendo 309 bispos com direito a voto, entre cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, prelados, auxiliares e coadjutores, além dos 171 bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que participam como convidados.

 

DESTAQUES

A cada quatro anos, com pauta especial, como é o caso da atual edição, a Assembleia Geral da CNBB aborda, como tema central, a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), desta vez para o período de 2019 a 2023, e a nova eleição da presidência da entidade, que inclui o presidente, o vice-presidente e o secretário- -geral, além dos presidentes das 12 Comissões Episcopais de Pastoral (Ministérios Ordenados e Vida Consagrada; Laicato; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; Animação Bíblico-Catequética; Doutrina da Fé; Liturgia; Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso; Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Cultura e Educação; Vida e Família; Juventude; e Comunicação Social) e do delegado e o suplente brasileiros que integrarão o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

 

DIRETRIZES GERAIS

Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís (MA) e Coordenador da Comissão Especial que trata da atualização das DGAE, afirma que as Diretrizes têm como objetivo apresentar e promover a pastoral nas mais diversas realidades eclesiais do País.

“As Diretrizes inspiram o trabalho e a presença da Igreja Católica no Brasil desde a década de 1960. Inicialmente, falava-se em plano de pastoral de conjunto, sendo que, de quatro em quatro anos, essas diretrizes são revisadas e publicadas, a fim de orientar o trabalho das dioceses, dos movimentos e das pastorais de toda a Igreja”, disse o Arcebispo em entrevista à rádio 9 de Julho.

Ele reitera, ainda, que o trabalho da Comissão é “recolher e traduzir o que a Igreja está vivendo. Nossa inspiração provém dos Atos dos Apóstolos, das primeiras comunidades cristãs e da importância da Palavra de Deus. As Diretrizes acentuam muito a importância da espiritualidade e do serviço aos irmãos”

Ele reitera, ainda, que o trabalho da Comissão é “recolher e traduzir o que a Igreja está vivendo. Nossa inspiração provém dos Atos dos Apóstolos, das primeiras comunidades cristãs e da importância da Palavra de Deus. As Diretrizes acentuam muito a importância da espiritualidade e do serviço aos irmãos”

 

CULTURA URBANA

Segundo Dom Belisário, a novidade do documento deste ano relaciona-se à principal preocupação da Igreja atual, que é a evangelização em grandes centros urbanos, que refletem as mudanças conjunturais vividas pela sociedade brasileira como um todo. Dessa forma, o intuito da Igreja é acompanhar tais mudanças a fim de compreender melhor a sociedade e, assim, estabelecer um diálogo com ela e dela se aproximar.

“As novas Diretrizes que serão estudadas e aprovadas partem da situação de que se vive hoje num mundo urbano. Mesmo as pessoas que não moram nas grandes cidades são altamente influenciadas pela cultura urbana. Nosso País passou, em poucas décadas, de uma nação eminentemente rural, de comunidades rurais, para grandes cidades, ou seja, a maior parte da população mora em grandes conjuntos urbanos, e, quando não, em cidades médias e menores”, concluiu.

Dom Belisário afirma, ainda, que, a partir de um esforço de compreensão dessa cultura urbana, percebe-se que no mundo atual se acentuam a individualidade e o consumismo e, por consequência, a corrupção. O mundo atual também é plural, inclusive de opções religiosas, sendo que outras de suas principais características são os altos índices de mobilidade da população, que vive num bairro e mora noutro, normalmente distante; o problema dos migrantes e refugiados; além da extrema pobreza e da violência presentes nos bairros populares.

 

SERVIÇO

Durante todos os dias – exceto no domingo, 5 – serão celebradas missas com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida, com livre acesso à participação dos fiéis e transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão. O retiro dos bispos iniciará no dia 4, às 15h, e terminará no domingo, 5, às 11h30, com missa no Santuário, também aberta à participação dos leigos.

Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, sendo duas pela manhã (das 9h15 às 12h45) e duas à tarde (das 15h40 às 19h30).

As entrevistas coletivas acontecerão sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia. O porta-voz será o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Darci Nicioli.

 

 

LEIA TAMBÉM: Trabalhos no 2º dia serão centrados na missão das 12 comissões episcopais

Comente

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.