NACIONAL

IGREJA ONLINE

Unidos espiritualmente à comunidade de fé

Por Daniel Gomes
26 de março de 2020

Com a suspensão de missas com a presença de fiéis na Arquidiocese, em prevenção ao novo coronavírus, paróquias intensificam transmissões pelas mídias sociais

O avanço no número de pessoas infectadas com o novo coronavírus no Brasil, a maioria na capital paulista, fez com que o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, determinasse no sábado, 21, a suspensão de todas as celebrações e eventos religiosos com a participação dos fiéis na Arquidiocese (leia mais na página 3).
Diante disso, já no sábado e no domingo, 22, na celebração do 4º Domingo da Quaresma, os fiéis uniram-se espiritualmente à Igreja acompanhando as missas pela tevê, pelo rádio e, especialmente, nas páginas do Facebook e Instagram das paróquias da Arquidiocese. 
As missas do domingo presididas pelo Cardeal Scherer na residência episcopal, às 7h e às 11h, foram transmitidas pela rádio 9 de Julho e pelas mídias sociais da Arquidiocese. “Fazemos o que é possível e aquilo que a Igreja orienta a fazer quando não se pode ir ao templo: rezar em casa, rezar em família. Que bom que hoje temos estes meios tecnológicos que nos permitem acompanhar a missa de casa”, afirmou Dom Odilo, antes da primeira missa do dia.

COMO PARTICIPAR?
Também antes de iniciar a missa das 7h, Dom Odilo detalhou como deve acontecer a participação dos fiéis pelos meios de comunicação e pelas redes sociais. “Procure acompanhar como se estivesse na igreja. Portanto, deixe por um momento de lado as suas atividades e participe da missa como se estivesse na igreja, unindo-se espiritualmente à comunidade de fé de sua comunidade, de sua paróquia, da Igreja no mundo inteiro, que se reúne com o Papa também virtualmente por este tempo”, detalhou o Arcebispo. 
Dom Odilo exortou os fiéis a apresentarem suas intenções a Deus durante as missas, bem como a renovar a esperança: “Nós não podemos perder as esperanças. Depois do tempo de aflição, de provação, vem sempre de novo a recuperação, a Ressurreição. Vamos, animados por essa esperança, cuidar de fazer bem o que temos de fazer, mas sem desanimar, nem entrar em pânico, mas sim com a serenidade de quem tem a certeza de que, fazendo a nossa parte, Deus fará também a parte Dele”. 

COMUNHÃO ESPIRITUAL 
Durante o rito da comunhão, o Arcebispo Metropolitano lembrou que os fiéis, neste momento de quarentena sanitária para evitar a propagação do novo coronavírus, sentem falta de receber a Santa Comunhão, o Jesus na Eucaristia que alimenta a fé do cristão: “Neste momento, recolha-se aí mesmo em sua casa. É um momento de silêncio, faça sua união espiritual com Jesus e a comunhão espiritual também com a Igreja que sempre celebra, que se alimenta da fé. Mesmo que hoje não estejamos no templo, na fila da comunhão, somos parte desta Igreja que se alimenta. Unamo-nos a Jesus Cristo e à Igreja que comunga. Faça sua união espiritual num momento de silêncio, de oração”. 

ACOMPANHAR A COMUNIDADE PAROQUIAL
Ao término da primeira das missas do domingo, Dom Odilo motivou os fiéis a continuar acompanhando as atividades da comunidade paroquial da qual participam. “A Igreja não é uma ideia que está no ar, é uma realidade muito concreta, é a comunidade de comunidades. Portanto, devemos nos manter unidos à comunidade à qual pertencemos”, afirmou. 
E foi isso que se viu na maioria das paróquias da Arquidiocese no domingo, que registraram recordes de visualizações nas transmissões das missas pelas redes sociais e pelo YouTube. Algumas celebrações foram realizadas no presbitério da igreja matriz; outras, na capela do Santíssimo Sacramento; e algumas em ambiente devidamente preparado da casa paroquial.
Em muitos dos ambientes virtuais das paróquias, já é possível acompanhar não apenas missas, mas também meditações e catequeses, conduzidas por padres ou pelos leigos atuantes na comunidade paroquial, a partir de transmissões ao vivo feitas diretamente de suas casas. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.