INTERNACIONAL

Portugal

Tudo pronto para o centenário de Fátima

Por Filipe David
09 de mai de 2017

Chegam ao fim os preparativos para a comemoração dos cem anos de um dos acontecimentos mais importantes do século XX: as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima – Francisco Marto, Jacinta Marto e Lúcia dos Santos. Por ocasião do centenário, o Papa Francisco canonizará Francisco e Jacinta, que morreram ainda crianças.

No dia 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos pela primeira vez. Ao longo daquele ano, ela lhes apareceria ainda seis outras vezes. Ela pedia que rezassem o Terço e que oferecessem sacrifícios pela conversão dos pecadores, dizendo a seguinte oração: “Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”.

Nossa Senhora concedeu aos pastorinhos uma visão do inferno: “O reflexo pareceu penetrar a terra e vimos como que um grande mar de fogo. Mergulha- dos nesse fogo, os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados (...). Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa.”

Para converter os pecadores e salvar suas almas, Nossa Senhora pediu devoção ao seu Imaculado Coração: “Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz.” Nossa Senhora também pediu a consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração: “Virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a Meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja.”

A Rússia, com efeito, tornou-se comunista poucos meses depois e começou a espalhar seus erros pelo mundo inteiro, perseguindo a Igreja em diversos países. Somente com São João Paulo II foi feita uma consagração ao Coração Imaculado de Nossa Senhora e, em 1991, o regime soviético, que começou em 1917, chegou ao fim.

O que permanece da mensagem de Fátima, – disse Bento XVI quando era ainda Cardeal Ratzinger, num documento da Congregação para a Doutrina da Fé sobre a mensagem de Fátima, – “é a exortação à oração como caminho para a ‘salvação das almas’, e no mesmo sentido o apelo à penitência e à conversão”.

Fontes: Rádio Vaticano e Santuário de Fátima

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.