SÃO PAULO

Dom José Roberto sobre Dom Odilo

‘Sua franqueza é o que mais me chama a atenção’

Por Daniel Gomes
05 de mai de 2017

Bispo também comenta sobre o zelo pastoral incansável de Dom Odilo

Luciney Martins/ Jornal O SÃO PAULO

Na comemoração dos 10 anos de arcebispado de Dom Odilo Scherer na Arquidiocese, o jornal O SÃO PAULO ouviu os bispos que trabalham de forma mais próxima com o Cardeal Scherer. Este é o caso de Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Leia a seguir a mensagem enviada por Dom José Roberto:

*******

DEZ ANOS DE DOM ODILO À FRENTE DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Dom Odilo está completando, neste mês de abril, dez anos à frente da Arquidiocese de São Paulo. Dez anos de muito trabalho e dedicação ao Povo de Deus que habita esta imensa metrópole. Certamente, uma das principais qualidades de Dom Odilo é o zelo pastoral, pois dedica-se de corpo e alma ao trabalho; preguiça, indiferença e desmotivação, são palavras que não existem em seu dicionário. É incansável e dedicado. Acompanha tudo com muita atenção, carinho e interesse.

E apesar de uma carga de trabalho tão intensa, Dom Odilo ainda encontra tempo para escrever (…). E escreve com qualidade. É um bom teólogo. Sabe ler com boa margem de acerto os principais desafios pastorais que emergem da realidade contemporânea. Por isso, consegue conjugar bem, em suas cartas, conhecimento doutrinal com perspicácia pastoral. Consegue ser profundo e simples, ao mesmo tempo.

Mas, o que mais me chama a atenção em Dom Odilo é a sua característica franqueza. Quando necessário, não contemporiza, corrige. Sempre com firmeza, mas também com caridade. E mesmo quando sofre críticas destrutivas, não perde a serenidade, nem modifica suas opiniões só para agradar (…), mas mantém-se fiel as suas convicções.

Desejo a Dom Odilo, ao completar uma década à frente da Arquidiocese de São Paulo, muita saúde e sabedoria para continuar conduzindo a Igreja de Jesus Cristo nesta grande cidade. Que o bom Deus o abençoe, hoje e sempre!

Dom José Roberto Fortes Palau – Bispo Auxiliar de São Paulo

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.