NACIONAL

Combate a abusos sexuais

Seminaristas têm encontro com Dom Odilo na abertura do ano formativo

Por Daniel Gomes
20 de março de 2020

Cardeal Odilo Pedro Scherer, junto a seminaristas e padres em missa na Paróquia Nossa Senhora Conceição, no sábado, dia 14, na abertura do ano formativo do Seminário Arquidiocesano

 

Muitos dos seminaristas que chegavam à matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Tatuapé, no sábado, 14, ficavam surpresos com suas fotos em um mural. Esta foi uma das manifestações de carinho que receberam da comunidade paroquial, no dia em que teve início o ano formativo do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição. 
Neste ano, há 16 seminaristas no Propedêutico, 22 nos estudos de Filosofia e 22 nos estudos de Teologia, além de 15 seminaristas no Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater. A maioria deles, bem como seus formadores e reitores, além de padres ordenados em 2019, participaram do encontro com o Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano. 
Inicialmente, Dom Odilo Scherer lembrou que a atividade foi pensada para que os seminaristas se conheçam e tenham ciência das ações da Igreja. O Arcebispo também enfatizou que os seminaristas, pelo seu testemunho de fé, podem colaborar para o despertar de vocações. 

CORONAVÍRUS
Um dos assuntos tratados foi a pandemia do novo coronavírus. Dom Odilo observou que se trata de uma realidade séria, mas que não será resolvida com pânico. Ele repetiu as recomendações já feitas pelas autoridades de saúde e disse que as igrejas não serão fechadas e que deve ser dada atenção pastoral e caritativa aos doentes. 

Combate a abusos sexuais
O Arcebispo também apresentou aos seminaristas os detalhes sobre o funcionamento da comissão arquidiocesana para a proteção de menores e vulneráveis contra abusos sexuais cometidos por clérigos e membros de Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, criada no fim de fevereiro para viabilizar, na Arquidiocese, a aplicação das diretrizes do “Motu Proprio”, Vos estis lux mundi, promulgado pelo Papa Francisco em 2019.
Dom Odilo lembrou que os abusos sexuais ferem o 6º Mandamento da Lei de Deus (Não pecar contra a castidade) e que não devem ser aceitos em situação alguma. “Nós estamos claramente empenhados aqui em São Paulo. Primeiramente, na prevenção. Os seminários, absolutamente, não devem ser ambientes onde essas coisas aconteçam”, ressaltou. 

Sínodo arquidiocesano
O Cardeal também pediu aos seminaristas que estejam atentos à realização da assembleia sinodal arquidiocesana. “É um tempo privilegiado para nossa Igreja em São Paulo e isso vai marcar os passos daqui pra frente. Vocês vão ser os padres da nova etapa pós-sinodal”, comentou, pedindo, ainda, que nos seminários se reze para o bom êxito do sínodo.  
Dom Odilo também afirmou que a etapa formativa para o sacerdócio é um período de discernimento, a ser feito com liberdade, diálogo com os formadores, alegria e fé. 

Padrinhos de oração
A atividade foi encerrada com missa, presidida pelo Cardeal Scherer, e que teve entre os concelebrantes os padres formadores do Seminário Arquidiocesano e o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Padre José Mário Ribeiro. 
Dom Odilo pediu aos fiéis que reze sempre pelos seminaristas, “para que possam seguir seu caminho de formação, de preparação para serem padres”. 
Animados pelo Pároco, alguns paroquianos tornaram-se padrinhos de oração dos seminaristas. Esse é o caso de Joel Garcia de Jesus, membro do grupo Jovens Sarados.  “Vamos rezar pelos seminaristas em família, no Santo Terço e na Santa Missa”, explicou ao O SÃO PAULO. 
De acordo com o Padre Cícero Alves de França, reitor do Seminário de Teologia, a realização da abertura do ano formativo em uma paróquia permite envolver os fiéis, fazer com que tenham ciência da existência do seminário e divulgar as vocações: “Cada paróquia tem uma dinâmica de acolhida. Essa quis dar padrinhos de oração aos seminaristas. Para eles é muito bom saber que existe alguém rezando por sua vocação, animando a sua caminhada”.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.