SÃO PAULO

Exarcado Armênio

São Paulo é a nova sede do Exarcado Armênio da América Latina

Por Vítor Alves Loscalzo
18 de abril de 2017

Exarcado Armênio da América Latina tem a sede tranferida para São Paulo

Luciney Martins/O São Paulo

Com a aprovação do Papa Francisco, foi oficializada a nova sede do Exarcado Apostólico Armênio da América Latina, transferida de Buenos Aires para São Paulo.

A celebração solene foi presidida por Dom Vartan Waldir Boghossian, exarca apostólico armênio, no domingo, 2, na Igreja de São Gregório Iluminador, agora catedral do Exarcado. A missa contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de são Paulo, do bispo da Igreja Greco-Melquita do Brasil, Dom Joseph Gébara, da Consul Geral Honorária da Armênia, a Senhora Hilda Diruhy Burmuian, do Embaixador da Armênia, o senhor Ashot Galoyan, e de outras autoridades civis e religiosas, reunindo cerca de 300 pessoas, a maior parte pertencente à comunidade armênica de São Paulo.

Durante a homilia, Dom Vartan expressou a gratidão pela autorização papal: “Louvar a Deus por este acontecimento, no qual o Papa Francisco, por meio do seu ministério para as igrejas orientais, transfere para São Paulo a sede do exarcado da América Latina e eleva esta igreja de São Gregório Iluminador à Catedral para todos os armênios católicos da américa latina”.

México, Venezuela, Brasil, Chile e Uruguai compõem os cinco países da América Latina em que há comunidades do exarcado armênio, reunindo 30 mil católicos. Por congregar a maior comunidade, com aproximadamente sete mil católicos, o Brasil foi escolhido como nova sede.

Memorial do Genocídio

Dentre as 23 igrejas orientais que compõem, junto à Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Católica, a Igreja Armênia é uma das que mais conserva o sentido de nação. Na faixada da Catedral, foi inaugurado um memorial do Genocídio Armênio, composto por uma cruz de pedra e por restos mortais de vítimas dessa catástrofe que matou 1,5 milhão de armênios, em 1915.

A cruz de pedra trazida da Armênia tem 700 quilos, e carrega o peso de um povo perseguido que hoje vive em diáspora. Ao final da cerimônia, Dom Odilo abençoou a cruz.

O embaixador da Armenia Ashot Galoyan matizou a simbologia do evento, pois, no mesmo dia 2, aconteciam as eleições na República da Armênia. “Esta cerimônia, feita pela Igreja Católica, com a inauguração desta cruz de pedra, ao lado de restos mortais de vítimas do massacre, é muito importante neste momento, pois hoje, na república da Armênia, estão acontecendo eleições. Passamos à República Parlamentar Armênia, graças ao nosso povo que tem avançado nesse sentido político. E é graças a vocês que estamos aqui reunidos hoje, representando a existência da coletividade armênia. Um agradecimento especial ao exarca Dom Vartan pelo seu sacerdócio exemplar e a todo o povo presente. E a todos os nossos queridos armênios, nossos patrícios que, com seu trabalho dedicado, têm tornado essa coletividade uma realidade”. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.