VATICANO

Cultura

Principais documentos dos papas sobre Nossa Senhora

Por Filipe David
11 de mai de 2017

“Graças ao excelente trabalho executado por nosso estimado consócio, Prof. Dr. Edson Sampel, membro do Conselho Diretor da AMA [Academia Marial de Aparecida], que organizou esta coletânea, oferecem-se aos católicos, em um único volume, as reflexões dos papas acerca do papel desempenhado por Maria Santíssima nos planos divinos de salvação da humanidade".

“Graças ao excelente trabalho executado por nosso estimado consócio, Prof. Dr. Edson Sampel, membro do Conselho Diretor da AMA [Academia Marial de Aparecida], que organizou esta coletânea, oferecem-se aos católicos, em um único volume, as reflexões dos papas acerca do papel desempenhado por Maria Santíssima nos planos divinos de salvação da humanidade”, diz Padre Valdivino Guimarães, diretor da AMA, na apresentação do livro “Principais documentos dos papas sobre Nossa Senhora - do Beato Pio IX a Francisco”.

A obra vai ao encontro da novíssima perspectiva da AMA, que vive uma nova fase, com a intenção de resgatar o caráter científico da instituição e manter um núcleo constante de teólogos ou mariólogos, que constituem a sua essência. O livro reúne os principais documentos escritos pelos sumos pontífices sobre Maria desde a segunda metade do século XIX até os dias atuais. O livro chega às livrarias no ano em que são celebrados os 300 anos do milagre ocorrido no rio Paraíba do Sul, quando pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, dando início à devoção a Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. O Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), afirma sobre a obra: “Estou absolutamente certo de que o católico – e por que não dizer o cristão em geral? – terá em mãos, análises, reflexões, explicações, enfim, o suprassumo do magistério eclesiástico referente ao papel de Maria Santíssima na economia da salvação, no mistério de Cristo e da Igreja, povo de Deus. Com certeza, o estudo dessa obra aclarará conceitos e dirimirá dúvidas.”

Ainda sobre o lançamento dessa obra, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, falou: “Tomei conhecimento desta auspiciosa iniciativa da Academia Marial de Aparecida de coletar, em um único volume, as principais encíclicas sobre Maria Santíssima. Que belo trabalho! Certamente, produzirá muitos frutos, instruindo os católicos na correta devoção à Mãe de Deus e Mãe nossa!”

A coletânea dos principais documentos dos papas sobre Nossa Senhora – abrangendo do Beato Pio IX a Francisco –, traz textos dos seguintes sucessores de Pedro: Pio IX, Leão XIII, Pio X, Bento XV, Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Há o prefácio do Cardeal Raymundo Damasceno Assis, apresentação do Padre Valdivino Guimarães, CSsR, diretor da Academia Marial de Aparecida, e notas de esclarecimento de Edson Luiz Sampel, membro do conselho diretor da AMA e organizador da obra.

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.