INTERNACIONAL

Igreja em Cuba

Primeira igreja construída desde a revolução

Por Filipe David
30 de mai de 2017

58 anos após o início da ditadura comunista em Cuba, a ilha acolhe a construção de igreja

tampabay.com

Está sendo construída a primeira igreja na ilha cubana desde que os comunistas tomaram o poder, em 1959. A construção acontece graças à ajuda financeira de uma paróquia de São Lourenço, em Tampa, nos Estados Unidos. A igreja em construção está situada na cidade de Sandino, em Pinas del Río, e será dedicada à Divina Misericórdia. Sua construção foi possível com a doação de 95 mil dólares feita pela paróquia norte-americana. O pároco de São Lourenço, Padre Ramón Hernández, de origem cubana, disse que seus paroquianos estão muito contentes e aguardam com expectativa a missa inaugural. O Padre Cirilo Castro, que servirá a nova igreja, esteve em Tampa para contar como anda a construção.

Após a revolução de Fidel Castro, diversos religiosos foram exilados e os templos

e colégios católicos foram expropriados. A Igreja começou a celebrar missas e dar catequese em casas oferecidas pelos fiéis, devido à carência de templos. A situação começou a mudar após a visita de São João Paulo II à ilha, em 1998, quando o governo começou, pouco a pouco, a devolver algumas das propriedades expropriadas. A Igreja ainda não pode possuir escolas nem meios de comunicação de massa, no entanto.

O Padre Ramón acredita que o País está mudando. Além da nova igreja em Sandino, duas outras igrejas estão sendo construídas na ilha.

Fonte: ACI

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.