VATICANO

Líderes mundiais

Papa Francisco e Donald Trump

Por Redação/ com rádio Vaticano
31 de mai de 2017

A garantia da paz mundial foi um dos assuntos tratados pelo Pontífice e o presidente norte-americano

Rádio Vaticano

Em 23 de maio, o Papa Francisco recebeu em audiência privada o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump.

Trump referiu-se a esse encontro, que durou cerca de 27 minutos, como uma “grande honra”.

Na já tradicional troca de presentes entre os chefes de Estado, o Papa ofereceu a Donald Trump as edições em inglês da mensagem para o Dia Mundial da Paz, dedicada à não violência, das exortações Evangelii Gaudium e Amoris Laetitia, e da encíclica Laudato Si'. Francisco ofereceu também um medalhão do seu pontificado com dois ramos de oliveira entrelaçados, símbolo da paz que se sobrepõe à guerra, explicando detalhadamente o significado.

Por sua vez, o líder norte-americano presenteou o Papa com uma coletânea dos cinco livros escritos por Martin Luther King, uma peça do monumento de granito que honra o ativista afro-americano em Washington e uma escultura de bronze. De acordo com nota da Casa Branca, a peça do monumento em granito é uma “homenagem à esperança, visão e inspiração do ativista para as gerações vindouras”. Já a escultura de bronze representa “a esperança de um amanhã pacífico”, pois evoca dois valores universais: a unidade e a resistência.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, nos encontros, foi expressa satisfação pelas boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé e os Estados Unidos e pelo compromisso comum em favor da vida e das liberdades religiosa e de consciência. Foram feitos votos de uma profícua colaboração entre o Estado e a Igreja Católica nos Estados Unidos, engajada com a população nos campos da saúde, educação e assistência aos imigrantes. Nas conversas, foram também analisados temas relativos à atualidade internacional e à promoção da paz do mundo, por meio de negociações políticas e do diálogo inter-religioso, com uma referência especial à situação do Oriente Médio e à proteção das comunidades cristãs.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.