INTERNACIONAL

Visita apostólica

Papa em Gênova

Por Redação (rádio Vaticano)
05 de junho de 2017

No sábado, 27, o Papa Francisco realizou uma viagem pastoral à cidade italiana de Gênova. Em sua primeira atividade, o Santo Padre teve um encontro com o mundo do trabalho na Siderúrgica Ilva, a segunda mais importante indústria da Itália. 

No sábado, 27, o Papa Francisco realizou uma viagem pastoral à cidade italiana de Gênova. Em sua primeira atividade, o Santo Padre teve um encontro com o mundo do trabalho na Siderúrgica Ilva, a segunda mais importante indústria da Itália. O Pontífice ressaltou que “sempre houve uma amizade entre a Igreja e o mundo do trabalho, começando por Jesus trabalhador. Onde há um trabalhador, ali há interesse e o olhar de amor do Senhor e da Igreja.”

Voltando-se aos empresários, o Papa falou sobre as virtudes que cada um deles deve possuir: “O empresário é a peça fundamental de toda boa economia: não há boa economia sem um bom empresário, sem a sua capacidade de criar, criar trabalho e criar produtos.” Acrescentou, ainda, que “o empresário verdadeiro conhece os seus trabalhadores, porque trabalha junto com eles. Partilha as fadigas dos trabalhadores e partilha as alegrias do trabalho.”

Depois, dirigindo-se aos trabalhadores, o Santo Padre disse que “devem fazer bem o seu trabalho, porque o trabalho deve ser bem feito. Às vezes, se pensa que um trabalhador trabalha porque é bem pago: esta é uma grave falta de estima dos trabalhadores e do trabalho, pois nega a dignidade do trabalho, que se inicia com o trabalhar bem pela dignidade e pela honra.

“Um mundo que não conhece mais o valor do trabalho, não entende mais a Eucaristia, a oração verdadeira e humilde dos trabalhadores. Os campos, o mar e as fábricas sempre foram altares de onde se elevaram orações bonitas e puras, que Deus acolheu. Orações feitas com as mãos, com o suor, com a fadiga do trabalho de quem não sabia rezar com a boca. Deus acolheu estas e continua acolhendo orações também hoje”, afirmou o Pontífice.

Santa Missa

A visita do Papa encerrou-se com a celebração da Santa Missa. Na homilia, Francisco citou as palavras de Jesus antes da sua Ascensão ao Céu: “Foi-me dado todo poder no céu e na terra”. Falando desse poder, o Papa afirmou: “Quando Jesus subiu ao Pai, a nossa carne humana cruzou o limiar da porta do Céu; a nossa humanidade está em Deus, para sempre. Deus jamais se separará dos homens. Jesus prepara o lugar para cada um de nós no Céu. Eis o poder de Jesus: manter-nos ligados com o Céu”.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.