SÃO PAULO

Padres Camilianos

Padres Camilianos realizam encontro internacional em São Paulo

Por Nayá Fernandes
16 de mai de 2017

Dom Odilo Pedro Scherer junto a participantes do 3º Encontro Internacional dos Párocos e Reitores Camilianos no Centro Pastoral Santa Fé

 

Rogério Soares Mota

Religiosos camilianos e colaboradores leigos provenientes de 15 países, dos cinco continentes, participaram entre 19 e 23 de abril, no Centro Pastoral Santa Fé, na zona Noroeste da cidade de São Paulo, do 3º Encontro Internacional dos Párocos e Reitores Camilianos, com o tema “A Paróquia como lugar de comunhão (Koinonia), evangelização (Kerygma) e missão (Diaconia)”.

O governo geral da Ordem Camiliana esteve representado pelo Padre Leo Pessini, há três anos superior geral dos Camilianos; Padre Aris de Miranda, conselheiro geral para o Ministério Camiliano; e o Padre Gianfranco Lunardon secretário geral da Ordem e também reitor da Igreja Santa Maria Maddalena, em Roma, que custodia a memória de São Camilo de Lellis.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, visitou os participantes do encontro, em 21 de abril, e lhes deixou uma mensagem de confiança. Também esteve ao longo de todo o evento o único bispo camiliano do mundo, Dom Prosper Kontiebo, bispo da recém-criada Diocese de Tenkodogo, em Burkina Faso, no continente africano. “A presença de ambos nos lembrou que a presença Camiliana nesta forma de ministério camiliano, em especial o ministério paroquial, ocorre sempre em comunhão com a Igreja local e universal”, afirmou o Padre Leo Pessini.

Os momentos de reflexão e de partilha centraram-se na discussão sobre a identidade da paróquia de perfil camiliano, que deve ser como hospital aberto, onde se conhece, se ama e se serve sobre- tudo às pessoas mais pobres e enfermas, entre Koinonia (lugar de comunhão), Kerigma (anúncio da palavra de salvação) e diakonia (missão, serviço da caridade samaritana).

Para além do conhecimento das experiências e trabalhos pastorais nas diferentes realidades das paróquias administradas pelos camilianos, o objetivo fundamental do encontro foi de elaborar algumas diretrizes que possam nortear a missão dos religiosos camilianos na paróquia onde assumem a responsabilidade pastoral.

Na mensagem final do encontro, dirigida especialmente a todos os párocos e reitores camilianos do mundo, intitulada “Paróquia ‘camiliana’: Hospital aberto; casa de esperança e de misericórdia”, ao agradecer os religiosos camilianos que trabalham na animação pastoral das paróquias, incentiva-se que sejam ousados na criatividade evangélica e samaritana de irem ao encontro dos doentes e sofredores, principalmente daqueles que se situam nas periferias existenciais e geográficas.

Com informações do Padre Leo Pessini

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.