INTERNACIONAL

Direito Canônico

Padre Ricardo Anacleto defende tese de doutorado

Por Redação
11 de julho de 2017

O sacerdote defendeu tese sobre a personalidade jurídica das associações de fiéis leigos

Arquivo pessoal

No dia 27 de junho, o Padre Ricardo Cardoso Anacleto, do clero da Arquidiocese de São Paulo, recebeu o título de Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. O argumento de defesa da tese teve como título “A personalidade jurídica das associações de fiéis leigos no Acordo Brasil – Santa Sé e as repercussões na pastoral jurídica”.

Padre Ricardo explicou, ao O SÃO PAULO, que o desejo de aprofundar esse tema nasceu do contato pastoral com a variedade de novas associações de fiéis leigos existentes na Arquidiocese de São Paulo. “O objetivo central dessa pesquisa foi o estudo do direito associativo dos fiéis no Direito Canônico relacionando-o com o Acordo Brasil – Santa Sé, que está em processo de implementação no Brasil, a partir do novo fenômeno das novas agregações eclesiais ou ‘novas comunidades’, com especial destaque às associações laicais, ressaltando o seu papel na vida e na missão da Igreja e na sociedade, confrontando com o papel da pastoral jurídica para um efetivo acompanhamento canônico e civil dessas associações nas Igrejas locais”, afirmou.

A tese foi aprovada pela banca da universidade com “Suma cum laude” (com a maior das honras) e poderá ser publicada na íntegra na Collana (coleção das publicações na universidade).

Padre Ricardo tem 34 anos e iniciou os estudos em Roma em agosto de 2015. Foi ordenado sacerdote em 16 de setembro de 2007 e atuou como Secretário do Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.