VATICANO

Papa Francisco

‘O perdão de Deus pelos pecados e faltas da Igreja’, em Ruanda

Por Júlia Cabral
30 de março de 2017

Expressar o pesar em nome de toda a Igreja pelo genocídio sofrido por membros da etnia tutsi e manifestar solidariedade pelas vítimas e pelos que ainda padecem as consequências da tragédia, foram alguns dos motivos da audiência oficial do Papa Francisco com o presidente da Ruanda, Paul Kagame. O Papa o recebeu no Vaticano, na segunda-feira, 20.

“Em linha com o gesto de São João Paulo II, no Grande Jubileu de 2000, Francisco implorou o perdão de Deus pelos pecados e faltas da Igreja e de seus membros – sacerdotes, religiosos e religiosas – que cederam ao ódio e à violência, traindo sua missão evangélica”, consta na nota divulgada pela Secretaria de Estado do Vaticano.

O Pontífice espera que, reconhecendo humildemente a omissão da Igreja na circunstância, possa-se contribuir para “purificar a memória” e incentivar um futuro de paz, confirmando ser possível viver e trabalhar em conjunto, quando a dignidade do homem e o bem comum são o foco. Os chefes de Estado conversaram sobre a situação político-social da região, especialmente sobre as áreas atingidas por conflitos ou catástrofes naturais. Ambos externaram preocupação quanto ao número de refugiados e migrantes sem assistência por parte da comunidade internacional e de instituições regionais.

Ao fim do encontro, Francisco presenteou Ka- game com uma medalha que, referindo-se ao país em reconstrução após o genocídio, simboliza “um deserto que se tornou um jardim”. Por sua vez, o Presidente ruandês presenteou o Papa com uma tradicional vara africana, utilizada simbolicamente “para convocar as pessoas”.

Francisco ofereceu em 2014 o apoio da Igreja Católica para a reconciliação em Ruanda, por ocasião dos 20 anos do genocídio.

Fonte: Rádio Vaticano

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.